Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 03/06/2022
O nome já assusta: obesidade mórbida – e ainda é mais assustador pensar em obesidade mórbida na infância. Infelizmente milhares de crianças em todo o mundo sofrem com essa condição e o dia 03 de junho foi escolhido para conscientização, combate e prevenção desta grave doença.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), combater a obesidade infantil mórbida é um dos principais desafios para o século XXI. A Sociedade de Pediatria de São Paulo se engaja nessa conscientização, especialmente na prevenção da obesidade infantil.
As medidas preventivas já devem acontecer na fase preconcepção, ou seja, antes de engravidar, a mãe já deve se preocupar com o próprio peso. Durante a gestação o ganho de peso excessivo, alimentação rica em calorias e alimentos ultraprocessados estão associados ao ganho de peso na infância.
O aleitamento materno nos primeiros 2 anos de vida é um grande aliado à prevenção da obesidade, além de alimentação equilibrada e rica em vegetais durante a infância e adolescência.
A atividade física deve ser estimulada já nos primeiros meses de vida. As telas devem ser evitadas antes dos 2 anos e limitada a, no máximo, 2 horas por dia na infância e adolescência.
O diagnóstico precoce de excesso de peso é extremamente importante para evitar a obesidade grave. O acompanhamento pediátrico de rotina, com avaliação do peso, altura e o cálculo do índice de massa corpórea são armas fundamentais para o diagnóstico precoce.
AJUDEM-NOS A DIVULGAR ESTA CAUSA!
Relatora:
Louise Cominato
Presidente do Departamento de Endocrinologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo
Foto: belchonock | Depositphotos.com