Os pais que necessitam contratar um transporte escolar devem seguir algumas recomendações:
- O transporte escolar pode ser feito por terceiros ou pelo colégio. Obtenha sempre informações sobre o nível e a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais.
- O veículo e o motorista devem ser credenciados pelo DETRAN. Ao contratar o serviço, essa documentação deve ser exigida. O número de transportadores clandestinos aumenta nos períodos que antecedem o início do período escolar.
- A maioria das escolas indica, mas não se responsabiliza pelo transporte. Os pais devem procurar referências sobre aquele que foi escolhido e ter em mãos o nome completo do motorista e seu telefone.
- Os pais devem observar o trabalho dos transportadores, parando próximo à escola nos horários de entrada, avaliando itens como respeito à sinalização (semáforos e faixas de pedestres), ou se realiza manobras ou freadas bruscas e delicadeza no tratar com as crianças.
- Dar preferência aos veículos que apresentem em sua parte externa a placa de identificação, com o nome da escola, endereço e telefone e a identificação do motorista, com seu telefone de contato visíveis no painel.
- O número de crianças que o veículo pode transportar deve ser igual ao número de cintos de segurança.
- Os pais não devem permitir que seu filho seja transportado em pé ou que o número de crianças transportadas seja maior que o permitido por lei.
- Crianças em idade pré-escolar, isto é, abaixo dos sete anos, necessitam do uso de assentos de segurança.
- Os pais devem verificar se os cintos de segurança estão sendo utilizados da maneira correta.
- Pesquisar a área de embarque e desembarque das crianças. Não deve ser permitido que isso seja feito no meio da rua. Sempre pelo lado da calçada com supervisão de um adulto.
- O material escolar deve ser colocado em local apropriado para que não comprometa a segurança das crianças.
- Se as crianças transportadas forem pequenas ou o veículo for um ônibus, existe a necessidade de um acompanhante para cuidar das crianças durante o trajeto.
- É muito importante que os pais colaborem com a fiscalização, exigindo que as normas de segurança sejam cumpridas.
Saiba mais no livro:
Crianças e Adolescentes Seguros. Guia Completo para Prevenção de Acidentes e Violências. Sociedade Brasileira de Pediatria. Coordenadores: Renata D. Waksman, Regina M. C. Gikas e Wilson Maciel. Editora: PubliFolha, 2005.
Links úteis:
Legislação sobre transporte escolar no Estado de São Paulo
Criança Segura – Dicas de Proteção – Transporte escolar
Relatora: Dra. Regina Maria Brunetti Kaiser Pirito
Presidente do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da SPSP; Médica especialista em Medicina de Tráfego, São Paulo, SP.
Texto divulgado em 17/09/2007.