Texto divulgado em 04/04/25
A Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), a Escola Judicial dos Servidores (EJUS) do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) e o Núcleo de Estudos dos Mil Dias da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) promoveram, no dia 21 de março, o evento “Mil dias: uma janela para o futuro da criança”. A mediação da reunião, que aconteceu no formato on-line e teve mais de 200 participantes, foi feita pela juíza do TJSP, Maria Lucinda da Costa, e pela presidente da SPSP, Renata D. Waksman.
O ciclo de palestras contou com a participação de Claudio Barsanti, 2º vice-presidente da SPSP, que falou sobre a construção da cidadania e as campanhas da SPSP, destacando as ações realizadas sobre elas, e os integrantes do NE dos Mil Dias, respectivamente presidente, vice-presidente, secretário e membro: Rubens Feferbaum (A importância do movimento internacional “Mil Dias” no crescimento e desenvolvimento cognitivo da criança), Corintio Mariani Neto (Cuidados obstétricos do planejamento familiar e pré-natal nos Mil Dias), Marisa Aprile (Os desafios do atendimento pelo SUS nos primeiros Mil Dias) e Regis Ricardo Assad (A escolaridade nos “Mil Dias”).
Na opinião de Feferbaum, o evento foi de grande contribuição à sociedade, pois fez uma referência às vertentes dos Mil Dias, como planejamento familiar, aleitamento materno, escolaridade, entre outros tópicos. “Certamente as propostas efetuadas durante esta reunião são fundamentais para o Estado de São Paulo. Estamos muito satisfeitos com a participação dos integrantes do NE dos Mil Dias, e a mediação da Dra. Renata Waksman, nossa presidente, e do coordenador das Campanhas da SPSP, Dr. Claudio Barsanti, além da importante presença da Dra. Lucinda, também mediadora deste evento tão significativo para todos nós”, ressaltou.
A juíza Lucinda Costa, que é integrante do Núcleo de Interlocução para Políticas em Primeira Infância (Nippi), agradeceu a SPSP e a todos os participantes do encontro por terem gentilmente compartilhado seus conhecimentos sobre o período dos Mil Dias. “Tivemos uma brilhante exposição dos médicos, que nos deram a oportunidade de aprendermos mais sobre esse período tão crucial, que representa, na verdade, uma janela de oportunidades. Dispensar às crianças, nessa fase da vida, todos os cuidados necessários é prevenir doenças futuras, é garantir que elas consigam se desenvolver de uma forma sadia, que tenham um melhor aprendizado, melhores condições de se tornarem adultos produtivos e que possam contribuir melhor com a nossa sociedade”, enfatizou Lucinda.
Para Renata Waksman, foi uma honra participar, em nome da SPSP, de um evento tão relevante, uma vez que o período dos Mil Dias tem um enorme potencial e, ao mesmo tempo, uma grande vulnerabilidade. “Os primeiros Mil Dias, que englobam a gravidez até os dois anos de vida da criança, oferecem uma janela de oportunidades breve, mas crítica, que acaba ajudando a moldar o desenvolvimento da criança e os resultados que ela terá no seu futuro; por isso espero que este evento seja bastante divulgado e assistido”, destacou a presidente da SPSP. Lucinda concluiu, salientando que a parceria entre o Nippi e a SPSP para compartilhamento desses conhecimentos é fundamental para que juntos possam pensar em novas políticas para a primeira infância. “Gostaria de agradecer a disposição e a generosidade da Sociedade de Pediatria de São Paulo e espero que essa parceria perdure e que renda novos frutos.” Antes do encerramento, os palestrantes responderam perguntas do público sobre os temas discutidos.
