SPSP, SBP e diretoria da APM reúnem-se com operadoras

No dia 13 de novembro, reuniram-se na Associação Paulista de Medicina o diretor adjunto de Defesa Profissional da APM, Marun David Cury, o assessor da APM, Marcos Pimenta, o diretor de Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Pediatria, Milton Macedo, o presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Clóvis Francisco Constantino e o presidente da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, José Roberto Baratella. O objetivo do encontro foi discutir junto às operadoras de planos de saúde (Care Plus, Golden Cross, Allianz, Marítima e Bradesco), honorários pediátricos incluindo o protocolo de acompanhamento de puericultura, preconizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), cujos procedimentos estão inclusos na CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos).

De acordo com o diretor de Defesa Profissional da APM, Marun David Cury, esta primeira reunião serviu para conscientizar as operadoras sobre a necessidade de otimizar o atendimento às crianças usuárias de planos de saúde.

“Esta é uma nova ação da Pediatria de São Paulo que conta com o apoio da APM”, comentou Clóvis Francisco Constantino, presidente da SPSP. “Começamos as negociações entre nossa especialidade e as operadoras de planos de saúde, colocando as necessidades particulares referentes à assistência pediátrica e a consequente adequação da remuneração pelas operadoras, que está muito defasada, desmotivando os pediatras. O passo inicial foi dado nesta reunião e, no dia 27 novembro, ouviremos as propostas dos planos de saúde para as adequações. Nossa especialidade tem particularidades que muito diferem das outras, exige grande dispêndio de energia, necessita atualização de honorários e as próprias operadoras também lucrariam se compreendessem essas questões”, finalizou o presidente da SPSP.

Outro assunto discutido no encontro foi a remuneração por certos procedimentos imprescindíveis no atendimento neonatal, como o teste de reflexo vermelho (teste do olhinho), que não é pago pelas operadoras.

 

Assessoria de Imprensa – SPSP
Texto divulgado em 26/11/2012

 

Créditos: Osmar Bustos

Lideranças da SPSP, SBP, SBCP e Associação Paulista de Medicina reúnem-se na APM, em São Paulo.