O Dia da Criança também é, a partir deste ano, o Dia da Leitura no Estado de São Paulo. A criação da data é resultado de uma proposta feita em 2006 pelo Instituto Ecofuturo à Secretaria de Cultura do Estado, e faz parte do Programa Ler é Preciso, que tem como objetivo incentivar as crianças a criar o hábito de ler por meio da sensibilização de pais e educadores.
A SPSP apóia essa iniciativa e, por meio de sua Diretoria de Ações Comunitárias – em parceria com o Instituto Ecofuturo – realizou atividades em diversos hospitais de São Paulo nas duas semanas (de 5 a 18 de outubro) que envolveram a comemoração do Dia das Crianças e o Dia da Leitura.
Membros da Diretoria da SPSP organizaram visitas, brincadeiras e leituras nos seguintes locais: Hospital do Servidor Público Municipal, Hospital Escola Wladimir Arruda (UNISA), Hospital Albert Einstein, Hospital São Paulo (Unifesp), todos na capital, e Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Jundiaí, em Jundiaí (SP).
As atividades aconteceram no ambiente hospitalar e ambulatorial e as equipes formadas por professores, pediatras e demais profissionais que atuam com as crianças, aproveitaram a oportunidade para entregar aos pais e responsáveis o Passaporte da Leitura – Brincar de Ler, um pequeno guia que traz dicas de como estimular, de forma divertida, o gosto pela leitura em crianças desde o nascimento.
O Instituto Ecofuturo quer transformar o Dia da Leitura em uma data a ser comemorada em todo o Brasil. Por iniciativa do senador Cristovam Buarque, a mesma lei, já aprovada em São Paulo, está em tramitação no Senado para que o dia 12 de outubro torne-se também o DIA NACIONAL DA LEITURA. Você pode manifestar apoio deixando sua assinatura no site www.diadaleitura.org.br.
Participe!
Veja mais:
Dia Estadual da Leitura
Instituto Ecofuturo
Ler é uma gostosa brincadeira entre Pais e Filhos
Faça o download do Passaporte da Leitura – Brincar de Ler
Fotografia: Ana Zollner
A professora Patricia Colombo – nutricionista da Saúde Pública que atende as crianças no Hospital Escola Wladimir Arruda da UNISA – posa para foto no Dia da Leitura na UNISA.
Fotografia: Roseli Alves
Esquerda para direta: Dr. César Torrezan – Médico-Chefe do Berçário, Dr. Roberto Sinescalqui – Superintendente, Dr. Rubens Lipinski – Chefe da Clínica Pediátrica, Dra. Márcia Sekino – Responsável da Enfermaria, Sr. Pedro – Brinquedista e pacientes do Hospital do Servido Público Municipal.
Assessoria de Imprensa – SPSP
Texto divulgado em 10/11/2008.