A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) lançou a campanha “Combate à Obesidade Infantil – Setembro Laranja”.
Claudio Barsanti, presidente da SPSP, diz que a campanha tem por objetivo não apenas divulgar o problema, mas, sobretudo, desenvolver e implementar ações e promoções de hábitos e práticas alimentares saudáveis nas escolas e em casa, além de estimular a prática de atividades físicas, visando a melhoria da qualidade de vida das crianças, suas famílias e as comunidades nas quais estão inseridas.
“A obesidade é, hoje, um dos problemas nutricionais cada vez mais prevalentes entre as crianças nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 41 milhões de crianças com menos de cinco anos estejam acima do peso”, relata o médico, salientando que os pediatras e os profissionais de saúde que trabalham com crianças e adolescentes estão na linha de frente para detectar aqueles que estão acima do peso ou sob maior risco deste ganho. “Por isso, a SPSP pretende elaborar um documento que contemple a necessidade e as demandas por informação, conhecimento, orientação e condutas para o enfrentamento da obesidade infantil”, conclui Barsanti.
Setembro Laranja
A Sociedade de Pediatria de São Paulo acredita que os cuidados com a saúde não se iniciam com o diagnóstico e o tratamento de morbidades já estabelecidas. “A atenção à saúde deve sempre ter como ponto de partida a discussão dos riscos e, também, dos males que já estão presentes em uma população para que se estabeleçam programas de ação com medidas reais, visando não só a cura das doenças e diminuição de suas sequelas, mas, em especial, a prevenção, o que é a terapêutica mais efetiva”, afirma Barsanti.
Nesse sentido, ações conjuntas entre o Estado, as sociedades civis, órgãos de classe e organizações não governamentais, dentre outros, são fundamentais para que se obtenha uma ideia real do que ocorre na questão da obesidade infantil para o desenvolvimento de uma atenção eficaz. A SPSP tem se envolvido em discussões sobre o assunto, por meio de seus Departamentos Científicos, e agora lança a campanha para aprofundar o assunto.
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Texto produzido pela assessoria de imprensa da SPSP.
Publicado em 04/09/2018.
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