Nesta quarta-feira (dia 10), o Dr. Mário R. Hirschheimer, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), e o Dr. Marun David Cury, diretor de Defesa Profissional da SPSP, foram recebidos pelo Secretário Municipal de Saúde Adjunto, Dr. Paulo de Tarso Puccini, o assessor técnico Amaury Amaral, e o assessor do gabinete, Dr. Eurípedes Carvalho, na Secretaria Municipal da Saúde.
Para a Secretaria Municipal da Saúde, a tarefa de preencher as vagas para pediatras na rede pública é um grande desafio. Puccini afirma que há um grande déficit de especialistas e que a cooperação entre entidades médias é completamente necessária para que haja avanço neste quesito. “A UBS é decisiva para a estruturação do sistema. Se esta unidade funciona corretamente, o paciente tem assistência continuada e atendimento revigorante. Dessa maneira, outras instalações de maior complexidade lidam com os casos que lhe cabem, evitando filas desnecessárias”.
Além disso foram discutidos outros assuntos, como a necessidade de formação de maior número de pediatras, a formação e incentivo de preceptores para os programas de residência de Pediatria da Prefeitura do Município de São Paulo e o aprimoramento na atualização e reciclagem de emergencistas pediátricos da rede pública.
Na ocasião, foram entregues ao Secretário documentos elaborados pela SPSP: um com propostas para prevenção, intervenção e acompanhamento de violência para o pessoal da saúde no âmbito do trabalho e outro com o panorama intitulado Desafios da Pediatria.
Sendo uma das finalidades da SPSP promover a melhoria dos padrões da assistência à infância e à adolescência em nosso meio e das condições de trabalho e exercício profissional dos associados da SPSP, colocamo-nos à disposição. Novas conversações deverão ser agendadas para implementação de ações relativas aos temas abordados.
Fonte: Assessoria Imprensa-SPSP
Fonte: Assessoria Imprensa-SPSP