MISSÃO E POLÍTICA EDITORIAL
A Revista Paulista de Pediatria é a publicação científica da Sociedade de Pediatria de São Paulo, sendo indexada nas bases SciELO na Scopus, no Embase, no LILACS e no Index Medicus Latino-Americano (IMLA).
A missão da Revista é divulgar pesquisa de qualidade metodológica reconhecida, relacionada a temas que englobem a saúde da criança e do adolescente.
Todos os artigos publicados na Revista obedecerão exclusivamente a critérios de mérito técnico-científico. A Revista Paulista de Pediatria aceita a submissão de artigos em português, inglês e espanhol.
PROCESSO DE REVISÃO
Todos os artigos publicados na Revista Paulista de Pediatria são revistos por especialistas na área específica. Cada artigo submetido é encaminhado a um dos editores, que verifica se o mesmo obedece aos padrões mínimos especificados nas normas de publicação. A seguir, o artigo é enviado a dois revisores, especialistas na área, cegos em relação à autoria do artigo a ser examinado, acompanhado de formulário específico para revisão. Uma vez feita esta revisão, os editores da Revista decidem se o artigo vai ser aceito sem modificações, se deve ser recusado ou se deve ser enviado aos autores para modificações e posterior reavaliação. Diante desta última opção, o artigo modificado pelos autores é reavaliado pelos editores e, se necessário, pelos revisores, para posterior decisão quanto à aceitação, recusa ou necessidade de novas modificações.
TIPOS DE ARTIGOS PUBLICADOS
Artigos originais: incluem estudos epidemiológicos, clínicos ou experimentais.
Relatos de casos: incluem artigos que relatam casos de pacientes portadores de doenças raras ou intervenções pouco freqüentes ou inovadoras.
Artigos de revisão: análises críticas ou sistemáticas da literatura a respeito de um tema selecionado enviados, de forma espontânea, pelos autores.
Cartas ao editor: refletem o ponto de vista do missivista a respeito de outros artigos publicados na Revista.
Editoriais: em geral encomendados pelos editores, para discutir um tema ou algum artigo original controverso e/ou interessante e/ou de tema relevante, a ser publicado na Revista.