Aconteceu, no dia 24 de março, no Memorial da América Latina, em São Paulo, o Simpósio do Dia Internacional da Síndrome de Down. O evento foi organizado pela Diretoria de Cursos e Eventos da SPSP e o Departamento Científico de Genética da SPSP, com coordenação do professor Zan Mustacchi, presidente do Departamento de Genética da SPSP. O Simpósio contou com mais de 630 inscritos, entre pediatras, profissionais de saúde, educadores, familiares e pessoas com a síndrome de Down.
O encontro celebrou o dia 21 de março, escolhido como o Dia Internacional da Síndrome de Down devido à trissomia 21, uma alteração genética causada pela presença de três cromossomos onde deveriam existir dois cromossomos 21 na sequência do DNA. De acordo com o professor Zan Mustacchi, o Simpósio atingiu os objetivos, uma vez que trouxe informações médicas para o leigo, reformulando conceitos e apoiando projetos e programas governamentais. “O evento levantou questões correlacionadas à importância da atenção médica pediatra e, principalmente, com atenção à prevenção vinculada à imunização. Também enfatizou situações de reavaliação das condições educacionais”, comentou Mustacchi. Segundo o professor, esta sexta comemoração do Dia Internacional da Síndrome de Down foi um marco para a Pediatria de São Paulo, pois foi a primeira vez que houve a abertura do relacionamento médico com o familiar/social e, principalmente, a pessoa com síndrome de Down. “O Simpósio propiciou momentos de participação mútua e compartilhamento de informações e nenhuma outra sociedade médica científica havia proposto esse relacionamento direto entre o público leigo, o especialista, as famílias e a pessoa com síndrome de Down, promovendo um elo firme entre o pediatra e a sociedade”, comemorou Zan Mustacchi. “A presença do presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Clóvis Francisco Constantino, no evento foi um reforço importante nesse contexto como um todo”, finalizou o professor.
No Simpósio, foi divulgado o Manual de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down, que vai orientar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e prestar esclarecimentos sobre como proceder quanto ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento das pessoas com a deficiência. Os trabalhos para a confecção do Manual tiveram início no último dia 21/3 e o documento está disponível para receber contribuições tanto de setores especializados quanto da sociedade em geral no site do Ministério da Saúde. Para participar acesse www.saude.gov.br/consultapublica. A Secretaria de Atenção à Saúde coordenará a avaliação das propostas apresentadas e também será responsável pela elaboração da versão final do texto do Manual.
Assessoria de Imprensa – SPSP
Texto divulgado em 05/04/2012.
Mesa de abertura do evento (da esquerda para a direita): Zan Mustacchi, presidente do Departamento Científico de Genética da SPSP; Clóvis Francisco Constantino, presidente da SPSP; Rubens Lipinski, diretor de Cursos e Eventos da SPSP.
Assessoria de Imprensa – SPSP
Clóvis Francisco Constantino, presidente da SPSP, fala na abertura do Simpósio.
Assessoria de Imprensa – SPSP
Público presente no evento.
Assessoria de Imprensa – SPSP
Participantes assistem à palestra.