No dia 9 de novembro foi realizado, no Consistório da Santa Casa de Santos, o Simpósio da Prematuridade – A Jornada do Prematuro: da UTI Neonatal até o Acompanhamento no Consultório. Organizado pela SPSP – Regional Baixada Santista e Serviço de Pediatria da Santa Casa de Santos, o evento presencial teve como público-alvo pediatras, estudantes de medicina e residentes de pediatria, com o objetivo de discutir os cuidados no atendimento ao bebê prematuro, a importância do atendimento humanizado e baseado nas melhores práticas, assim como o acompanhamento ambulatorial do prematuro.
O Simpósio foi coordenado pelas médicas pediatras Maria Heloiza T. Ventura, Josiane Quintiliano de Castro e Gláucia Veiga Correa, e a enfermeira Fernanda Martins, contando com a participação de Alex Macedo, diretor técnico da Santa Casa de Misericórdia de Santos; Janice Santos, enfermeira e interlocutora do Grupo de Vigilância Epidemiológica XXV – Santos; Luisa Volpato Castilho, psicóloga na Santa Casa de Misericórdia de Santos; Josiane Quintiliano de Castro, pediatra e neonatologista da UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Santos; e Pollyana Martins, enfermeira especialista na Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar pela Unifesp.
Os temas abordados foram: Prematuridade – qual a situação na Baixada Santista?; Aspectos psicológicos da prematuridade – qual o impacto para a família?; Os cuidados essenciais na sala de parto e nas primeiras horas de vida; O papel da equipe multidisciplinar na prevenção do VSR.
Programação
Abertura Dr. Alex Macedo |
Prematuridade – qual a situação na Baixada Santista? Enfermeira: Janice Santos |
Aspectos psicológicos da prematuridade – qual o impacto para a família? Psicóloga: Luisa Volpato Castilho |
Os cuidados essenciais na sala de parto e nas primeiras horas de vida Dra. Josiane Quintiliano de Castro |
Coffee break |
O papel da equipe multidisciplinar na prevenção do VSR Enfermeira: Pollyana Martins |
Dr. Alex Macedo
Diretor Técnico da Santa Casa de Misericórdia de Santos
Enfermeira: Janice Santos
Interlocutora do Grupo de Vigilância Epidemiológica XXV – Santos
Psicóloga: Luisa Volpato Castilho
Psicóloga na Santa Casa de Misericórdia de Santos
Dra. Josiane Castro
Médica Pediatra e Neonatologista da UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Santos
Enfermeira: Pollyana Martins
Especialista na Prevenção e controle de Infecção Hospitalar pela UNIFESP
Apoio
Mar Saúde e AstraZeneca
“Este evento recebeu patrocínio de empresas privadas, em conformidade com a Lei nº 11.265, de 3 de janeiro de 2006”. “Compete de forma prioritária aos profissionais e ao pessoal de saúde em geral estimular a prática do aleitamento materno exclusivo até os seis meses e continuando até dois anos de idade ou mais“. Portaria nº 2.051 de 08/11/2001 – MS e Resolução nº 222 de 05/08/2002 – ANVISA