Seu nome é “hoje”

Seu nome é “hoje”

“Para o mundo/Que eu quero descer/Que eu não aguento mais
Escovar os dentes/Com a boca cheia de fumaça! (…)

Tá tudo errado/Tá tudo errado/Desorientado segue o mundo
Enquanto eu vou/Ficando aqui parado!”

Essa música foi lançada em 1976 pelo cantor Silvio Brito. Algumas insatisfações apontadas na letra se referiam a aspectos relativos àquela época. A letra revela um elevado grau de desconforto. Algo parecido com o que estamos vivendo, neste mundo de hoje que gera tanta ansiedade.

Há muitas frentes de inquietação espalhadas pelo mundo: nações em guerra; alterações climáticas surpreendentes acarretando efeitos catastróficos nas cidades; elevação das temperaturas médias nos oceanos; desaparecimento de enormes áreas florestais; derretimento de geleiras; insegurança digital; inteligência artificial; desemprego; violência urbana; a escalada do poder do narcotráfico em âmbito mundial; poluição atmosférica; contaminação da água, etc….

Neste Dia da Criança, apesar dos pesares, quero deixar um manifesto otimista, para tentar subverter o caos deste mundo conturbado:

 “CRIE UM MUNDO MELHOR PARA A CRIANÇA, CERTAMENTE ESSE MUNDO SERÁ MELHOR PARA TODOS”.

A lógica deste “manifesto” é muito simples, tão cristalina quanto a própria criança. Explico:

  1. A criança deve ser o centro de nossa total atenção. Criança não é o problema, ela é solução para um mundo corroído pelos vícios das criaturas humanas.
  2. Se tivermos olhos encantados, como são os olhares das crianças, passaremos a enxergar o mundo de maneira mais justa e bela, passaremos a cultivar a imaginação e a criatividade, a dialogar com mais interesse e genuína vontade de encontrar entendimento. A vida nos deslumbrará em seus detalhes e na simplicidade, a natureza voltará a ter seu viço e magia.
  3. Se tivermos a singeleza de coração de uma criança, saberemos perdoar com mais facilidade e estaremos livres para começar novamente.
  4. Se o mundo for mais seguro para a criança, será para todos nós.
  5. Se não queremos que as crianças adoeçam com problemas respiratórios devido à poluição, isso também será bom para nós.
  6. Se queremos que as crianças tenham futuro, desse futuro também poderemos desfrutar.

Acho que essa lógica já ficou clara.

Segundo James Heckman, Nobel de Economia em 2000: “agora lhes apresento um dado econômico: cada dólar investido no cuidado com uma criança redunda em 8 a 10 dólares revertidos para a população em geral”1

E no poema de Gabriela Mistral:

“Muitas das coisas

de que necessitamos

podem esperar. A criança não pode

A ela não podemos responder “amanhã”

Seu nome é hoje”2.

#criançatemqueserprioridade

 

Saiba mais:

  1. Investir em educação para a primeira infância é melhor ‘estratégia anticrime’, diz Nobel de Economia. BBC News, 21 de maio de 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-48302274
  2. Seu nome é hoje (Gabriela Mistral). Tradução de Maria Teresa Almeida Pina. Disponível em: https://blogs.utopia.org.br/poesialatina/seu-nome-e-hoje-gabriela-mistral/

 

Relator:
Fernando MF Oliveira
Coordenador do Blog Pediatra Orienta da SPSP