“Para o mundo/Que eu quero descer/Que eu não aguento mais
Escovar os dentes/Com a boca cheia de fumaça! (…)
Tá tudo errado/Tá tudo errado/Desorientado segue o mundo
Enquanto eu vou/Ficando aqui parado!”
Essa música foi lançada em 1976 pelo cantor Silvio Brito. Algumas insatisfações apontadas na letra se referiam a aspectos relativos àquela época. A letra revela um elevado grau de desconforto. Algo parecido com o que estamos vivendo, neste mundo de hoje que gera tanta ansiedade.
Há muitas frentes de inquietação espalhadas pelo mundo: nações em guerra; alterações climáticas surpreendentes acarretando efeitos catastróficos nas cidades; elevação das temperaturas médias nos oceanos; desaparecimento de enormes áreas florestais; derretimento de geleiras; insegurança digital; inteligência artificial; desemprego; violência urbana; a escalada do poder do narcotráfico em âmbito mundial; poluição atmosférica; contaminação da água, etc….
Neste Dia da Criança, apesar dos pesares, quero deixar um manifesto otimista, para tentar subverter o caos deste mundo conturbado:
“CRIE UM MUNDO MELHOR PARA A CRIANÇA, CERTAMENTE ESSE MUNDO SERÁ MELHOR PARA TODOS”.
A lógica deste “manifesto” é muito simples, tão cristalina quanto a própria criança. Explico:
- A criança deve ser o centro de nossa total atenção. Criança não é o problema, ela é solução para um mundo corroído pelos vícios das criaturas humanas.
- Se tivermos olhos encantados, como são os olhares das crianças, passaremos a enxergar o mundo de maneira mais justa e bela, passaremos a cultivar a imaginação e a criatividade, a dialogar com mais interesse e genuína vontade de encontrar entendimento. A vida nos deslumbrará em seus detalhes e na simplicidade, a natureza voltará a ter seu viço e magia.
- Se tivermos a singeleza de coração de uma criança, saberemos perdoar com mais facilidade e estaremos livres para começar novamente.
- Se o mundo for mais seguro para a criança, será para todos nós.
- Se não queremos que as crianças adoeçam com problemas respiratórios devido à poluição, isso também será bom para nós.
- Se queremos que as crianças tenham futuro, desse futuro também poderemos desfrutar.
Acho que essa lógica já ficou clara.
Segundo James Heckman, Nobel de Economia em 2000: “agora lhes apresento um dado econômico: cada dólar investido no cuidado com uma criança redunda em 8 a 10 dólares revertidos para a população em geral”1
E no poema de Gabriela Mistral:
“Muitas das coisas
de que necessitamos
podem esperar. A criança não pode
…
A ela não podemos responder “amanhã”
Seu nome é hoje”2.
#criançatemqueserprioridade
Saiba mais:
- Investir em educação para a primeira infância é melhor ‘estratégia anticrime’, diz Nobel de Economia. BBC News, 21 de maio de 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-48302274
- Seu nome é hoje (Gabriela Mistral). Tradução de Maria Teresa Almeida Pina. Disponível em: https://blogs.utopia.org.br/poesialatina/seu-nome-e-hoje-gabriela-mistral/
Relator:
Fernando MF Oliveira
Coordenador do Blog Pediatra Orienta da SPSP