Segurança e Saúde nas Escolas

Segurança e Saúde nas Escolas

Dia 10 de outubro é o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas, data instituída pela Lei 12645/2012, para promover a discussão da escola como um lugar de segurança.

Desde o final da década de 1970 há uma discussão mundial sobre a escola ser um local para a Promoção de Saúde. Promover saúde vai além de trabalhar a prevenção, pois amplia o olhar de cada pessoa daquela comunidade aos fatores que causam ou que interferem na saúde e como estes podem afetar a saúde, tanto individual quanto coletiva.

É importante, portanto, que o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas seja comemorado com atividades que envolvam a comunidade escolar e a população do entorno. Nesta ocasião, há a possibilidade do envolvimento de professores, monitores, diretores, coordenadores, alunos, pais, mães, outros profissionais da escola, moradores das imediações, a fim de construírem um espaço seguro, promotor de saúde.

Pode-se pensar em situações que coloquem a saúde dos professores, trabalhadores e alunos em risco. Entre os assuntos a serem debatidos listamos alguns, por sua importância:

Riscos ocupacionais que afetam professores:

– Ruído;
– Poeira de giz;
– Fatores ergonômicos decorrentes de esforços repetitivos que afetam o sistema musculoesquelético, bem como as doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT);
– Postura inadequada, em especial a exigência da posição em pé por longos períodos;
– Riscos psicossociais, como excesso de jornada, pressão por resultados e/ou estresse.

Riscos ocupacionais que afetam trabalhadores da limpeza e de preparação de alimentos:

– Riscos químicos e biológicos (exposição a produtos de limpeza, bactérias);
– Acidentes diversos;
– Transporte manual de cargas/fatores ergonômicos;
– Queimaduras com água ou alimentos quentes, escorregões e quedas em pisos molhados e cortes com facas.

Riscos que afetam os estudantes:

– Brinquedos como balanços e gangorras: é necessária a manutenção constante desses equipamentos, assegurando que estejam em condições de uso;
– Escadas: devem ter avisos de advertência, corrimão, fita antiderrapante;
– Instalações sanitárias;
– Uso de celular: é importante a escola estabelecer regras de utilização que evitem acidentes em locais como escadas e ruas, além de outros transtornos como falta de atenção, tendinites, vermelhidão nos olhos, má postura;
– Trajeto casa/escola/casa.

Outras situações de risco:

– Prevenção de incêndio;
– Condições das edificações;
– Instalações elétricas;
– Elevadores;
– Ar condicionado.

Condições ambientais seguras e sadias significam para o professor qualidade de vida, melhor condição de repasse do conteúdo aos alunos e uma maior satisfação no trabalho.

Para o aluno, aprendizado mais eficiente e com menores riscos. Para a escola, maior eficiência, melhor resultado em avaliações escolares, redução do absenteísmo de seus profissionais e, também, redução de custos com ações judiciais.

Saiba mais:

Ministério da Saúde. 10/10 – Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas. BVS. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/10-10-dia-nacional-de-seguranca-e-saude-nas-escolas/

Relator:
Fausto Flor Carvalho
Presidente do Departamento Científico de Saúde Escolar da Sociedade de Pediatria de São Paulo
Coordenador do Blog Pediatra Orienta da SPSP

Foto: @pvproductions / www.freepik.com