Texto divulgado em 03/04/2025
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) promoveram, entre os dias 26 e 28 de março, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, SP, o 17º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia Pediátrica (Alergoped), que contou com uma programação de elevadíssimo nível e interesse prático nesta área de atuação da Pediatria.
O evento, que reuniu mais de 750 congressistas, sendo presidido por Antonio Condino Neto, presidente do Departamento Científico de Imunologia Clínica da SBP, apresentou temas pioneiros e de grande relevância para a comunidade médica, no qual os participantes tiveram uma oportunidade única de compartilhar conhecimentos, estratégias e avanços que definirão o futuro da especialidade, marcando um encontro significativo para profissionais, pesquisadores e acadêmicos que estão na vanguarda do tratamento e estudo das imunodeficiências e doenças alérgicas.
A programação científica, visando atender aos profissionais que atuam em ambulatório, consultório, emergência e terapia intensiva, na busca da melhor assistência, foi bastante abrangente, incluindo temas como a triagem neonatal de imunodeficiências e seu tratamento, asma grave na infância e adolescência, esofagite eosinofílica, dermatite atópica e urticária crônica de difícil controle. Foram abordados, ainda, temas inovadores como o impacto na saúde dos cigarros eletrônicos, assim como TEA e a especialidade Alergia e Imunologia. A nova classificação das doenças alérgicas sistêmicas foi também alvo importante de conferência, bem como atuais debates sobre meio ambiente e doenças alérgicas.
A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), através de sua presidente, Renata Dejtiar Waksman, agradeceu a todos os interessados na atualização de conhecimentos, de novas técnicas e investigações, sempre baseados em evidências, pela participação da construção de mais um congresso de referência para a Pediatria Brasileira.


