Texto divulgado em 30/12/2024
A Revista Paulista de Pediatria recentemente publicou um estudo, no qual os autores verificaram a associação entre comportamentos de 152.860 adolescentes escolares relativos ao estilo de vida com indicadores de saúde mental. A pesquisa foi realizada com dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar de 2019, sendo as informações obtidas por meio de questionário.
Os autores verificaram que comportamentos como alimentação não saudável, sedentarismo, frequência escolar inadequada, tempo excessivo de tela, tabagismo, álcool e drogas ilícitas associaram-se a não ter amigos próximos e/ou a uma pior autopercepção da saúde mental.
Esses resultados reforçam a importância de estarmos atentos aos comportamentos de risco, sobretudo na adolescência, um período de desenvolvimento importante para o estabelecimento de uma boa saúde mental para a idade adulta. Além disso, esses dados são importantes para a adoção de políticas públicas que promovam alterações em alguns comportamentos dos adolescentes, visando a saúde mental dos escolares.
Veja esse estudo na íntegra, publicado na Revista Paulista de Pediatria.
Acesse o link: https://www.scielo.br/j/rpp/a/ FBMQzFXgYrvBNDCcyvxzPxw/
Saiba mais informações sobre a RPPED e como submeter artigos em: scielo.br/j/rpp