Texto divulgado em 30/08/23
Os acidentes com animais peçonhentos são aqueles causados por animais que produzem e inoculam substâncias tóxicas (venenos), sendo mais graves nas crianças do que nos adultos.
A maioria dos acidentes é causada por escorpiões, serpentes e aranhas. Os acidentes com serpentes são mais comuns na zona rural, enquanto aqueles com escorpiões e aranhas são comuns nas proximidades das casas, quando há acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e material de construção.
Apesar das repercussões clínicas desses acidentes serem predominantemente leves, a demora no atendimento médico e no início da soroterapia, quando indicada, pode aumentar o risco de quadros graves.
Um artigo publicado na Revista Paulista de Pediatria mostrou que nos últimos anos houve aumento da incidência desses acidentes em crianças e adolescentes em quase todas as regiões do país.
As transformações ambientais e de hábitat desses animais, decorrentes do desmatamento irregular, migração populacional, mudanças socioeconômicas e diversas mudanças climáticas, são possíveis explicações para este aumento. Por isso, é importante que pais fiquem atentos aos riscos de seus filhos serem expostos a esses animais e procurem atendimento médico quando houver qualquer suspeita da ocorrência desses acidentes.
Acesse o artigo:
https://www.scielo.br/j/rpp/a/W6MdkVyvZwBXtWDCZHw6ztp/?lang=en
Saiba mais informações sobre a RPPED e como submeter artigos em: scielo.br/j/rpp