Rev. Pta. de Pediatria em progresso constante

Diretoria de Publicações da SPSP
Texto divulgado em 19/04/2016


Nos últimos 6 anos, a Revista Paulista de Pediatria tomou diversas medidas em prol do aprimoramento de suas ferramentas de trabalho e da internacionalização de seus artigos: adesão à sistema online de submissão, passando por três mudanças para melhor suprir as necessidades do processo de avaliação e edição dos artigos, tradução de todos os artigos para o idioma Inglês, adesão da Revista a plataformas digitais, tornando-a disponível para uso em dispositivos móveis, indexações em importantes bases nacionais e internacionais para difusão e expansão dos artigos, contratação de editora Internacional, Elsevier, para editoração da Revista e o desenvolvimento de site próprio e disponibilização dos artigos Ahead of Print.

De 2013 a 2016, com a transição para o novo sistema de submissões (EES), disponibilizada pela editora Elsevier, o processo de revisão de artigos se tornou mais ágil e possibilitou a disponibilização dos artigos no prelo, logo após a aprovação. No site próprio (www.rpped.com.br), todas as informações sobre a revista foram reunidas, melhorando o relacionamento entre editores, autores e revisores. Contando hoje com 43 mil acessos. O número de acesso aos artigos no Scielo duplicou de 2012 a 2015, passando de 360.074 para 796.954. Somados aos acessos no Science Direct (98657) chegam a quase 900 mil (895.611).

Adaptada à realidade digital, os leitores da Revista podem baixar o aplicativo com todas as edições no celular ou Tablet, gratuitamente. Até o momento, a revista digital já teve 19.600 downloads, acumulando 619 horas de leitura. Indexada em importantes bases internacionais, Medline (2013), Pubmed Central (2014), em 2015, foi convidada a se integrar à biblioteca Redalyc (Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal), ampliando ainda mais a sua presença internacional.

De 2008 para 2015, o número de artigos submetidos para avaliação à Revista dobrou, passando de 114 para 219, e continua aumentando a cada ano. A Revista recebe artigos de todos os estados do Brasil, predominando o Estado de São Paulo, seguido por Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O número de submissões internacionais também tem aumentado, predominando artigos de Portugal.

O caminho percorrido em busca do aprimoramento da qualidade científica da Revista refletiu significativamente no seu fator de impacto, colocando-a em 1° lugar por área no Brasil, segundo estatística de 2015 do Scielo (0,2866) e a 3ª maior, pelo Ranking dos jornais da área de pediatria do SCImago (0,26). Atualmente a Revista ocupa o 2° lugar no ranking, ficando atrás do Jornal de Pediatria, da Sociedade Brasileira de Pediatria. Observa-se que a partir de 2012, o fator de impacto da Revista Paulista de Pediatria tem se mantido em constante evolução. O Ranking Scielo também demonstra um aumento contínuo no número de citações recebidas.

Para que todas essas conquistas fossem possíveis, a Revista Paulista de Pediatria contou com a colaboração e expertise de profissionais dedicados que compartilham da missão de divulgar e reconhecer pesquisa de qualidade metodológica, transformando o Brasil numa autoridade referente às evoluções científicas da área da saúde.

Por todo o apoio e dedicação que foram essenciais para o crescimento da Revista Paulista de Pediatria, agradecemos à Diretoria da Sociedade de Pediatria de São Paulo, ao Corpo de Revisores, ao Conselho Editorial, aos autores e leitores que transformam em realidade o sonho da Revista Paulista de Pediatria: ser um periódico que faça diferença para os profissionais de saúde.

RPP - Elsevier