Residência Médica em Pediatria – Carta de Campos do Jordão

Campos do Jordão, 17 de setembro de 2011.

Reunidos em Campos de Jordão em setembro de 2011 durante evento oficial da Sociedade de Pediatria de São Paulo – SPSP – estiveram presentes 29 representantes de instituições que oferecem Programas de Residência Médica – PRMs – em Pediatria no Estado de São Paulo. 

Ao final desse encontro, que teve a duração de um dia e meio, foi redigido este documento que traduz a necessidade de reflexão a respeito dos programas:

O pediatra é um profissional capacitado para o cuidado à saúde do ser em crescimento e desenvolvimento em seus múltiplos aspectos, com aptidão para assistir a criança, o adolescente e sua família.  Este especialista também deve estar receptivo à aquisição de novos conhecimentos adequados à sua pratica profissional, seguindo os referenciais éticos da atuação médica.

A Residência Médica qualifica a instituição que a acolhe e operacionaliza, tanto na esfera assistencial e na do trabalho em equipe, como nas relações multiprofissionais e multidisciplinares, além de propiciar maior e importante aproximação das equipes com os pacientes e seus familiares.

A Residência Médica, pela própria definição positivada em lei específica, não pode prescindir da presença e ação do preceptor. No entendimento dos participantes do evento, preceptor é o profissional médico que atua administrando e orientando o treinamento do residente, seja ele um médico diarista ou plantonista da instituição, professor stricto sensu ou não. Com base nesta premissa, foi evidenciada a necessidade de valorização deste trabalho essencial, devendo ser focada em alguns aspectos: remuneração diferenciada e reconhecimento destacado pela Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP – e suas filiadas. Tal reconhecimento deve ser expresso por meio de cursos, oficinas, descontos em atividades associativas e educação permanente.

Durante os debates, considerou-se a óbvia importância do professor da graduação que apresenta aos alunos as primeiras noções da Pediatria. A partir desse considerando sugeriu-se revisão dos conteúdos curriculares da especialidade para fortalecer a base de conhecimentos conforme a etapa da formação do aluno e, a partir daí rever, num processo construtivo amplo e fundamentado, os conteúdos dos PRMs em Pediatria, adaptando-os à fase evolutiva da continuada aquisição de conhecimento e das necessidades desta insubstituível especialidade médica, no século XXI.

Também foram consideradas as reais mudanças epidemiológicas ocorridas nas últimas décadas e a necessidade de ampliação da cognição em medicina que inclui formação humanística, ética, deontológica, bioética, respeito a valores sócio-econômicos, sendo tais atenções, fatores diferenciais na assistência à saúde.

Para tanto, há necessidade premente de se adotar atitudes para a consolidação das mudanças sugeridas:

       Criação de instrumento específico de avaliação, com participação ampla da SBP e da Sociedade de Pediatria de São Paulo – SPSP – para possibilitar um diagnóstico dos PRMs deste Estado, dos preceptores e dos médicos residentes.

       Vistorias em todos os PRMs do Estado  para conhecer-se as especificidades e características de cada um e com isso detectar fragilidades e qualidades locais para possíveis reajustes.

       Construir parcerias entre os PRMs, aproveitando-se das expertises das instituições públicas e privadas, buscando a melhoria na formação dos especialistas em questão.

       Criar a possibilidade das grandes e tradicionais instituições funcionarem como matrizes orientadoras daquelas ainda em evolução, possibilitando uma construção conjunta de saberes.

       Realizar tais processos com parceria das Comissões Estaduais e Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM. 

       A partir dos consolidados acima, debater, em fóruns específicos da SPSP, a extensão da duração dos PRMs em Pediatria.

 

Dr. Clóvis Francisco Constantino    
Presidente 

Dra. Ana Cristina R. Zöllner
2ª Secretária
Coordenadora da Comissão de Ensino e Residência Médica

Dr. João Coriolano Rego Barros
1º Secretário

Dr. Fabio Ancona Lopez
Coordenador da Comissão de Ensino e Residência Médica

 

Texto divulgado pela Diretoria da SPSP em 16/11/2011.