Campos do Jordão, 17 de setembro de 2011.
Reunidos em Campos de Jordão em setembro de 2011 durante evento oficial da Sociedade de Pediatria de São Paulo – SPSP – estiveram presentes 29 representantes de instituições que oferecem Programas de Residência Médica – PRMs – em Pediatria no Estado de São Paulo.
Ao final desse encontro, que teve a duração de um dia e meio, foi redigido este documento que traduz a necessidade de reflexão a respeito dos programas:
O pediatra é um profissional capacitado para o cuidado à saúde do ser em crescimento e desenvolvimento em seus múltiplos aspectos, com aptidão para assistir a criança, o adolescente e sua família. Este especialista também deve estar receptivo à aquisição de novos conhecimentos adequados à sua pratica profissional, seguindo os referenciais éticos da atuação médica.
A Residência Médica qualifica a instituição que a acolhe e operacionaliza, tanto na esfera assistencial e na do trabalho em equipe, como nas relações multiprofissionais e multidisciplinares, além de propiciar maior e importante aproximação das equipes com os pacientes e seus familiares.
A Residência Médica, pela própria definição positivada em lei específica, não pode prescindir da presença e ação do preceptor. No entendimento dos participantes do evento, preceptor é o profissional médico que atua administrando e orientando o treinamento do residente, seja ele um médico diarista ou plantonista da instituição, professor stricto sensu ou não. Com base nesta premissa, foi evidenciada a necessidade de valorização deste trabalho essencial, devendo ser focada em alguns aspectos: remuneração diferenciada e reconhecimento destacado pela Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP – e suas filiadas. Tal reconhecimento deve ser expresso por meio de cursos, oficinas, descontos em atividades associativas e educação permanente.
Durante os debates, considerou-se a óbvia importância do professor da graduação que apresenta aos alunos as primeiras noções da Pediatria. A partir desse considerando sugeriu-se revisão dos conteúdos curriculares da especialidade para fortalecer a base de conhecimentos conforme a etapa da formação do aluno e, a partir daí rever, num processo construtivo amplo e fundamentado, os conteúdos dos PRMs em Pediatria, adaptando-os à fase evolutiva da continuada aquisição de conhecimento e das necessidades desta insubstituível especialidade médica, no século XXI.
Também foram consideradas as reais mudanças epidemiológicas ocorridas nas últimas décadas e a necessidade de ampliação da cognição em medicina que inclui formação humanística, ética, deontológica, bioética, respeito a valores sócio-econômicos, sendo tais atenções, fatores diferenciais na assistência à saúde.
Para tanto, há necessidade premente de se adotar atitudes para a consolidação das mudanças sugeridas:
– Criação de instrumento específico de avaliação, com participação ampla da SBP e da Sociedade de Pediatria de São Paulo – SPSP – para possibilitar um diagnóstico dos PRMs deste Estado, dos preceptores e dos médicos residentes.
– Vistorias em todos os PRMs do Estado para conhecer-se as especificidades e características de cada um e com isso detectar fragilidades e qualidades locais para possíveis reajustes.
– Construir parcerias entre os PRMs, aproveitando-se das expertises das instituições públicas e privadas, buscando a melhoria na formação dos especialistas em questão.
– Criar a possibilidade das grandes e tradicionais instituições funcionarem como matrizes orientadoras daquelas ainda em evolução, possibilitando uma construção conjunta de saberes.
– Realizar tais processos com parceria das Comissões Estaduais e Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM.
– A partir dos consolidados acima, debater, em fóruns específicos da SPSP, a extensão da duração dos PRMs em Pediatria.
Dr. Clóvis Francisco Constantino
Presidente
Dra. Ana Cristina R. Zöllner
2ª Secretária
Coordenadora da Comissão de Ensino e Residência Médica
Dr. João Coriolano Rego Barros
1º Secretário
Dr. Fabio Ancona Lopez
Coordenador da Comissão de Ensino e Residência Médica
Texto divulgado pela Diretoria da SPSP em 16/11/2011.