Texto divulgado em 10/12/2024
No dia 7 de dezembro, aconteceu, de forma presencial, no Auditório da APM de Santos, Gonzaga – Santos, SP, o I Simpósio de Atividade Física na Infância e Adolescência da Baixada Santista, organizada pela SPSP – Regional Baixada Santista e Departamento de Pediatria da APM Santos. O evento, cujo objetivo foi orientar os pediatras sobre a importância da atividade física na infância, para promover a saúde e bem-estar de crianças e adolescentes, teve 60 participantes, entre pediatras e residentes de pediatria.
O Simpósio teve como coordenadoras Brizza Valeria Foianini Biassi, cardiologista infantil, Glaucia Veiga Correia, vice-presidente da SPSP – Regional Baixada Santista, e Maria Heloiza T. Ventura, presidente da SPSP – Regional Baixada Santista, contando com a presença de Renata Dejtiar Waksman, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, que realizou a abertura do evento; Tiago Romanello, residente de Pediatria do Hospital Infantil Gonzaga; Daniela Lovatel, nutricionista; Junia Ellen Simioni Leite, endocrinologista infantil; Denise Derani Gomes, pediatra, médica do esporte e secretária do Núcleo de Estudos da Prática de Atividade Física e Esportes na Infância e Adolescência da SPSP; e Tathiana Rebizzi Parmigiano, ginecologista e médica do esporte.
Os temas apresentados no evento foram: Apresentação do Trabalho Científico “Conhecimento de Pediatras sobre Atividade Física na Infância e Adolescência”, Avaliação Pré-Partipação Esportiva em Crianças e Adolescentes, A Importância da Nutrição Adequada para Jovens Atletas, O Papel da Atividade Física no Crescimento e Desenvolvimento: Repercussões na Puberdade e Obesidade, Atividade Física nas Diferentes Idades e Todas as Fases da Vida da Mulher. Após as palestras, o Simpósio foi encerrado.