Regional Baixada Santista da SPSP promoveu Encontro com o Especialista sobre doenças raras

Texto divulgado em 12/02/2025


No dia 11 de fevereiro aconteceu, ao vivo, com transmissão pela plataforma Zoom da SPSP, o Encontro com Especialista – Red Flags na Pediatria: Quando Suspeitar de Doenças Raras? – abordagem sobre MPS II entre outras mucopolissacaridoses. Sob realização e organização da Diretoria de Cursos e Eventos e Regional Baixada Santista da SPSP, o evento, em formato híbrido, foi realizado na sede da Associação Paulista de Medicina (APM) de Santos, tendo como público-alvo médicos pediatras.

A atividade, que teve 37 participantes de forma presencial e 35 on-line, teve por objetivo  capacitar pediatras e suas subespecialidades a identificar sinais de alerta que podem indicar doenças raras, com foco na mucopolissacaridose tipo II (MPS II), promovendo a compreensão da fisiopatologia e a aplicação prática do conhecimento por meio de casos clínicos. Ao conectar diferentes perspectivas, o Encontro buscou fomentar o diagnóstico precoce e o manejo colaborativo, contribuindo para melhorar a jornada do paciente e a tomada de decisão clínica.

O evento foi coordenado e moderado por Maria Heloiza T. Ventura e Gláucia Veiga Correa, respectivamente presidente e vice-presidente da SPSP  Regional Baixada Santista, que também realizaram a abertura da atividade, e contou com a participação de Maria Lúcia Leal dos Santos, neuropediatra do Hospital Guilherme Álvaro, Rodrigo Fock, geneticista da Unifesp/EPM, e  Matheus Castro, geneticista do Hospital Sírio-Libanês e do HC-FMUSP. Os temas abordados foram: Desvendando o Desenvolvimento Infantil: Quando os sinais de alerta indicam algo maisMPS II e as Chaves da Fisiopatologia: Entendendo as bases genéticas e metabólicas e Decifrando Casos Clínicos: Do diagnóstico à jornada do paciente com MPS II. Após as palestras, houve as considerações finais e os especialistas responderam as perguntas do público pelo chat.