Dicas de proteção contra raios
Segundo o INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Brasil é o país de maior incidência de raios do mundo. Por ano, são cerca de 70 milhões de descargas elétricas registradas no país.
Se ouvir um trovão, você está a uma curta distância da tempestade. Muitas pessoas esperam muito tempo para procurar um lugar seguro, o que leva a muitos acidentes por raios no Brasil.
Tendo em vista que no verão o clima está sujeito a mudanças rápidas e a qualquer momento, é importante conhecer algumas dicas para evitar que as crianças estejam expostas a acidentes por raios.
Dicas de segurança:
- Reconheça os sinais de uma tempestade que se aproxima. Embora um raio possa cair sem aviso, quando uma tempestade está a caminho, as nuvens podem escurecer, os ventos podem aumentar e pode haver trovoadas. Preste muita atenção a estes sinais e a quaisquer avisos emitidos.
- Procure um abrigo seguro. Árvores, mastros de bandeira/postes de luz, tendas, arquibancadas, abrigos, galpões de armazenamento e garagens abertas não são abrigos seguros! Na verdade, há poucos lugares seguros ao ar livre quando há tempestades na área. Os abrigos mais seguros são residências, lojas, shoppings ou automóveis com capota rígida, não conversíveis, com janelas fechadas. Não toque no botão do rádio ou na maçaneta das portas, principalmente se for de metal.
- Seu filho nunca deve nadar durante uma tempestade com raios. Saia imediatamente do mar, piscina, lagoa ou locais com água. Se estiver na praia, saia e busque abrigo. Guarda-sóis não são seguros.
- Se você estiver em um campo aberto, evite ser o ponto mais alto, em contato ou próximo ao ponto mais alto do campo. Nunca se abrigue numa árvore isolada e se estiver numa floresta, proteja-se perto das árvores mais baixas.
- Mesmo se estiver dentro de casa, fique longe de janelas abertas, pias, banheiras, chuveiros e tomadas elétricas. Durante uma tempestade com raios, correntes elétricas podem passar por esses objetos e “saltar” para uma pessoa – mesmo dentro de um abrigo seguro. Não use telefones com fio. Não toque em equipamentos eletrônicos. Não deite no piso ou apoie em paredes de concreto durante tempestades, pois o raio pode ultrapassar um fio ou barra de metal.
- Se você sentir sua pele formigando, você está em perigo mais imediato. Assuma a posição segura contra raios. Isso significa agachar-se no chão, com os pés juntos, a cabeça abaixada e as orelhas cobertas. Nunca deite no chão.
- Antes de qualquer prática ou atividade ao ar livre, o responsável deve consultar a previsão do tempo. As atividades devem ser adiadas se uma tempestade estiver a caminho, antes ou durante um treino ou jogo. Existem vários aplicativos gratuitos que podem ser baixados que oferecem informações meteorológicas em tempo real.
- Após ouvir o último trovão, espere pelo menos 30 minutos para retomar atividades ao ar livre
Lembre-se de que tempestades e raios não são os únicos riscos climáticos. O calor extremo pode ser quase tão perigoso e é preciso estabelecer uma política de cancelamento ou modificação de treinos ou jogos se o índice de calor for muito alto. É importante também estar atento a risco de inundações e desmoronamentos.
Relatora:
Sarah Saul
Vice-Presidente do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade de Pediatria de São Paulo