O que é?
É o reconhecimento de que além da consulta inicial, o trabalho do pediatra em seu consultório continua nas visitas subsequentes até a alta do paciente.
Como funciona?
Por exemplo, um grupo de doenças respiratórias e seus respectivos C.I.Ds é representado por um único código de procedimento para fins de remuneração. Paga-se então a consulta inicial com o código da consulta e o restante do tratamento pelo código do procedimento equivalente.
Onde existe?
Pelas informações que temos, em 30 ou mais cidades brasileiras espalhadas pelo país. Sempre pelo sistema Unimed.
Novas inclusões:
Com a prevalência de novas patologias no atendimento pediátrico em consultório, uma revisão da grade inicial do PPP se faz necessária. Com essa visão, a Unimed de Itabira (MG), que está com estudos avançados para a implantação deste modelo, acrescentou os seguintes itens:
- Prematuridade: atendimento ao RN até 2 kg nos dois primeiros meses;
- Puericultura: no primeiro ano de vida;
- Adolescência: atendimento ao paciente e entrevista com os pais;
- Obesidade: acompanhamento e orientações nutricionais, psicológicas, atividades físicas etc.
Dr. Mário Lavorato
Diretor de Defesa de Assuntos Profissionais da Sociedade Mineira de Pediatria; Ex-Diretor de Defesa Profissional da SBP; Ex-Coordenador e Preceptor da Clínica Pediátrica do Hospital do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Minas Gerais; Conselheiro de Administração da Unimed-BH.
Matéria publicada em Pediatra Informe-se – Boletim da SPSP Ano XXIII – No 138 – março/abril 2008
Assessoria de Imprensa – SPSP