De acordo com o médico pediatra João Paulo Becker Lotufo, o contato com bebidas alcoólicas tem sido cada vez mais precoce. Há pesquisas indicando que a cada cinco anos aumenta-se a dosagem que eles ingerem e diminui a idade do uso. Lotufo é coordenador de estudos ligados ao álcool do Hospital Universitário da USP e defende a proibição da veiculação de propaganda de bebidas alcoólicas em horário de criança ver TV (das 6 às 21hs), com o objetivo de desestimular o consumo de cervejas e de outras bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes.
Para isso, foi criada uma Petição Pública apoiando o Projeto de Lei de Iniciativa Popular que altera o parágrafo único do art. 1º da Lei 9.294/96, para que as restrições à publicidade passem a abranger toda e qualquer bebida com graduação alcoólica igual ou superior a 0,5 grau Gay-Lussac, inclusive as cerveja. A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade de Pediatria de São Paulo apoiam a iniciativa do Ministério Público e disponibilizam para download aqui no portal a Petição Pública. São necessárias 1 milhão e 400 mil assinaturas para entrar com o Projeto no Congresso.
Participe da campanha: baixe a petição, imprima frente e verso, recolha assinaturas em seus locais de trabalho e envie as vias assinadas pelo correio no endereço que se encontra no rodapé da Petição.
Texto divulgado em 02/04/2013