Pediatras exigem compromisso dos candidatos às eleições de 2024 com os direitos das crianças e adolescentes

Texto divulgado em 01/10/2024


A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em conjunto com as suas 27 filiadas e a Academia Brasileira de Pediatria (ABP), divulgou uma carta aberta direcionada aos candidatos às Eleições Municipais de 2024. Na carta, a entidade apresenta uma agenda com dez propostas para atender demandas prioritárias das crianças e dos adolescentes brasileiros. “A infância e a adolescência devem ser prioridades absolutas para o Estado e, no atual momento de renovação das representações políticas nas esferas do Executivo e do Legislativo Municipal, entende-se como oportuna a consideração dos pleitos concernentes à população pediátrica”, destaca o texto.

O documento – Uma Mensagem ao Brasil de Amanhã: Agenda em Defesa da Saúde da Infância e Adolescência -, foi encaminhado para conhecimento e ampla divulgação entre os associados, sintetizando os pontos prioritários para criar condições do pleno desenvolvimento das futuras gerações. Entre as medidas apresentadas pela entidade está a correção, com urgência, das deficiências na infraestrutura da rede de atendimento, a exemplo da falta de leitos, equipamentos, medicamentos, insumos e recursos humanos, sobretudo a escassez de pediatras nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A SBP solicita o empenho de cada filiada para que faça chegar o referido documento aos candidatos a cargos eletivos em seus respectivos estados, pois entende que esse movimento organizado é fundamental para reforçar a necessidade de que os políticos conheçam as pautas prioritárias para a Infância, a Adolescência e a Pediatria. Clique aqui (PDF) e confira a carta na íntegra.