SPSP – Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 25/07/2018
A quarta edição do Pediatra Atualize-se aborda o câncer infantil e seus diversos desdobramentos, com informações sobre a melhor conduta do pediatra diante desses casos. O câncer incide em cerca de 13.000 crianças e adolescentes anualmente no Brasil. É uma doença rara, curável em 70% dos casos e o tratamento adequado permite uma boa qualidade de vida após o término da terapia.
O texto “Acompanhamento do pediatra após a terapia de câncer na infância”, elaborado pelo Departamento de Oncologia da SPSP, trata da transição entre a equipe oncológica e o pediatra que irá continuar os cuidados com o paciente, com instruções sobre o que deve ser observado no primeiro atendimento.
Já em “Efeitos tardios endócrino-metabólicos do tratamento do câncer na infância” o Departamento de Endocrinologia apresenta particularidades de endocrinopatias secundárias após o tratamento do câncer, como déficit de crescimento, gonadopatias e obesidade, entre outras.
Por fim, no texto “Humanização na hospitalização pediátrica”, o Departamento de Cuidados Hospitalares discute a importância de um atendimento humanizado que considere o paciente como um todo, englobando o contexto familiar e social.