Dr. Hilton Kuperman *
Esta pergunta foi feita por colega pediatra sobre a utilização destas substâncias no tratamento da baixa estatura.
A enzima aromatase é responsável pela conversão de andrógeno (testosterona) a estrógeno (estradiol). Este hormônio é importante para o crescimento e mineralização óssea em homens e mulheres, é responsável pela aceleração do crescimento durante a puberdade e atua no fechamento das placas epifisárias do crescimento.1
Os inibores da aromatase são substâncias que bloqueiam a conversão de andrógenos em estrógenos.1 Os inibores da aromatase mais conhecidos são o anastrozol e lestrozol. Estas substâncias foram aprovadas para tratamento do câncer de mama há mais de 20 anos, visto que há um interesse em manter níveis baixos de estrógenos.
Pelas ações dos inibores da aromatase na placa epifisária do crescimento, estas substâncias mostraram-se uma alternativa terapêutica nas situações em que a baixa estatura tem sido uma preocupação permanente. Várias situações clínicas têm sido aplicada na utilização dos inibores da aromatase, entre elas a Síndrome de McCune Albright, Testostoxicose e Hiperplasia Congênita da Supra Renais.1,2 Outras situações que têm sido utilizados são a baixa estatura idiopática e o atraso constitucional da puberdade. Estudos clínicos têm sido realizados nestas duas últimas condições.
Com relação ao uso dos inibidores de aromatase nos Atrasos Constitucionais da Puberdade, um estudo envolveu 23 pacientes sendo que 12 receberam testosterona e placebo e 11 receberam testosterona e inibidor da aromatase por um ano.2 Em outro estudo mais recente 17 pacientes foram avaliados por um período de dois anos.3 Em ambos os estudos houve melhora na previsão de altura final.
Com relação à Baixa Estatura Idiopática, estudo clínico feito em 28 pacientes comparando-se inibores da aromatase e placebo, mostrou uma melhora na previsão de altura final no grupo tratado.4
Mas devemos ressaltar que são poucos esses estudos, envolvem um grupo pequeno de pacientes e todos eles não confirmaram, até o momento, a previsão de altura final com a altura final alcançada.
Portanto, necessitamos de mais estudos clínicos com número maior de pacientes para indicarmos os inibores da aromatase como alternativa no tratamento da baixa estatura.
Referências Bibliográficas
1. Damiani D, Damiani D. Pharmacological management of children with short stature: the role of aromatase inhibitors. J Pediatr (Rio J). 2007;83(5 Suppl):S172-7.
2. Wickman S, Sipilä I, Ankarberg-Lindgren C, Norjavaara E, Dunkel L. A specific aromatase inhibitor and potential increase in adult height in boys with delayed puberty: a randomized controlled trial. Lancet. 2001;357:1743-8.
3. Hero M, Wickman S, Dunkel L. Treatment with the aromatase inhibitor letrozole during adolescence increases near-final height in boys with constitutional delay of puberty. Clin Endocrinol (Oxf). 2006;64:510-3.
4. Hero M, Norjavaara E, Dunkel L. Inhibition of estrogen biosynthesis with a potent aromatase inhibitor increases predicted adult height in boys with idiopathic short stature: a randomized controlled trial. J Clin Endocrinol Metab. 2005;90:6396-402.
Dr. Hilton Kuperman
* Presidente do Departamento de Endocrinologia da SPSP – 2007 a 2009; Assistente da Unidade de Endocrinologia Pediátrica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da Universidade de São Paulo, SP.
Texto recebido em 22/02/2008.