O Dia dos Filhos

O Dia dos Filhos

Comemorado em 23 de setembro aqui no Brasil e em Portugal, o Dia dos Filhos veio para equilibrar outros feriados familiares, como os Dias das Mães, dos Pais e até dos Avós.

A escolha do dia 23 de setembro está relacionada ao início da primavera no hemisfério sul, simbolizando renovação e novos começos. Essa época do ano é frequentemente associada ao crescimento e à vitalidade, características que se encaixam perfeitamente na relação entre pais e filhos.

E qual é o objetivo desta comemoração?

 Visa recordar a relação entre pais e filhos, reforçar os laços familiares e a importância da convivência, sendo uma excelente oportunidade de reflexão sobre o papel dos filhos nas vidas dos pais e vice-versa, além de promover momentos de união e alegria.

É o momento para deixar os filhos saberem, por meio de ações e palavras, o quanto são amados, destacar suas qualidades e conquistas, fortalecer a autoestima e a confiança e fazer com que se sintam valorizados.

Além disso, é uma oportunidade para que os pais reflitam sobre suas responsabilidades e o impacto que têm na vida de seus filhos. A educação, o carinho e o exemplo são fundamentais para o crescimento saudável e feliz das crianças, para o desenvolvimento de valores, como os da igualdade e justiça.

No agitado mundo contemporâneo em que vivemos, muitos pais trabalham e acabam não aproveitando os momentos livres para acompanhar o cotidiano e as relações com seus filhos e filhas, então serve para chamar a atenção de todos – pais e filhos – para que possam repensar suas rotinas e separar um tempo especial dedicado exclusivamente à família e que sirva de “gatilho” para muitos outros dias mais!

O que fazer no Dia dos Filhos?

O principal objetivo é reunir as famílias para que aproveitem a companhia uns dos outros, proporcionar momentos de diversão e interação ajudam a fortalecer os laços familiares.

Algumas atividades podem ser programadas para este dia, como: passeios ao ar livre; compartilhar histórias divertidas; preparar uma refeição especial – e saudável – com a ajuda das crianças; brincar com jogos apropriados para as idades dos filhos (quebra cabeça, blocos, tabuleiro…); criar um álbum de memórias dos momentos impactantes que passaram juntos; ir ao teatro ou cinema e até fazer uma viagem divertida.

Estas realizações estimulam a cooperação, a comunicação, são fontes de risadas, de lembrar de momentos especiais e de memórias felizes, além de promover a saúde física e mental para todos.

A data serve de alerta para que os pais reservem um tempo em suas vidas para estar presentes nas atividades cotidianas e que permaneçam conectados com os filhos – ouçam o que eles têm a dizer, estejam disponíveis, prestem atenção neles e mostrem empolgação pelo que estão fazendo e relatando. Aproveitem também os momentos especiais, que podem acontecer todos os dias e sejam transformados em tempos de qualidade – está aí o “segredo do sucesso”!

Nossas fortes recomendações para os pais é que sempre tenham tempo para dar amor e carinho para os filhos, brinquem com eles, façam com que se sintam seguros e protegidos, estimulem sua confiança, que aprendam a lidar com o estresse, com conflitos e com a raiva e ajudem a resolver problemas para que, à medida que crescem, fortaleçam o relacionamento deles com vocês e com os outros.

E que a frase a seguir seja sempre repetida pelos pais e incorporada pelos filhos: “quando você estiver enfrentando momentos difíceis, quando sentir que não tem a quem recorrer, saiba que estamos sempre aqui por você.”

 

Saiba mais:

-Dia dos Filhos (23 de setembro): Uma Celebração da Relação Familiar https://www.soescola.com/glossario/dia-dos-filhos-23-de-setembro#google_vignette

-CALENDARR Brasil. Dia dos Filhos https://www.calendarr.com/brasil/dia-dos-filhos/

-NATIONAL TODAY. Son and Daughter Day – August 11, 2025 https://nationaltoday.com/son-and-daughter-day/

-Minds Quotes. 46 National Son and Daughter Day Quotes, Wishes & Messages. https://www.mindsquotes.com/national-son-and-daughter-day-quotes/

 

Relatora:

Renata D Waksman
Presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo
Coordenadora do Blog Pediatra Orienta da SPSP