Em consonância com os movimentos nacionais voltados ao ensino médico, em especial a Residência Médica, a Comissão de Ensino e Residência Médica da Sociedade de Pediatria de São Paulo organizou o Encontro sobre o Ensino de Pediatria na Graduação, Residência Médica e Pós-graduação Strictu Sensu no Estado de São Paulo, ocorrido em setembro de 2011, em Campos do Jordão. No encontro, estiveram reunidos supervisores dos diversos Programas de Residência Médica (PRMs) do Estado de São Paulo, que discutiram o cenário atual da residência médica em Pediatria e suas perspectivas, o cenário atual da preceptoria no Estado de São Paulo e as expectativas dos PRMs em Pediatria do Estado.
Ao final do encontro, foi redigido um documento – a Carta de Campos do Jordão – que traduziu a necessidade de reflexão a respeito dos programas e gerou grande impacto no meio pediátrico.
A partir desse momento, a Comissão de Ensino e Residência Médica da SPSP, juntamente com a Diretoria Executiva da SPSP, sentiu necessidade de envolver nessa discussão o ator principal desse processo: o médico residente. Nesse sentido, convidou para uma reunião preceptores e médicos residentes de todos os PRMs do Estado de São Paulo com o objetivo de criar um Núcleo de Médicos Residentes. Esse encontro aconteceu em maio último, na sede da SPSP, em São Paulo.
“Esse núcleo surge com o objetivo de aproximar os médicos residentes de Pediatria de nosso Estado com a SPSP para discutir todas as questões que envolvem a formação do médico especialista em Pediatria por meio da Residência Médica”, comentou Ana Cristina Ribeiro Zollner, coordenadora da Comissão de Ensino e Residência Médica da SPSP.
O encontro iniciou-se com a apresentação da SPSP pelo seu presidente, Clóvis Francisco Constantino. Na sequência, Ana Zollner contextualizou a Residência Médica em Pediatria e convidou os presentes a se dividirem em grupos para discutir as expectativas dos preceptores e médicos residentes junto à SPSP.
Dentre os pontos apontados, destacam-se:
· utilização da Internet como forma de comunicação entre os presentes (e-mail, Facebook);
· valorização do preceptor com cursos com enfoque;
· busca de integração entre os diversos PRMs respeitando-se a legislação vigente;
· viabilização de parceiras entre os PRMs;
· encontros presenciais trimestrais.
Dessa forma, foi criado o Núcleo de Médicos Residentes da SPSP tendo como tutores os preceptores presentes e no âmbito da SPSP, Ana Cristina Ribeiro Zollner, Claudio Barsanti (diretor de Defesa Profissional da SPSP) e Clovis Francisco Constantino. Os residentes que farão parte do gerenciamento do Núcleo são: Luiggi Paisani (Faculdade de Medicina de Jundiaí – R2), Lara Lobianco e Souza (Hospital do Servidor Público Estadual – R1), Débora Jukemura (Faculdade de Medicina de Sorocaba – PUC/SP – R1) e Kátia Zeni (Conjunto Hospitalar do Mandaqui – R1). Estes residentes foram escolhidos durante o encontro e, futuramente, serão convidados a participar de reuniões na SPSP, representando os residentes de Pediatria do Estado de São Paulo.
“Uma das atenções da SPSP é a formação dos pediatras, uma vez que um dos objetivos de nossa entidade é a qualidade da assistência às crianças e adolescentes. Como a melhor estrutura para formar pediatras são os Programas de Residência Médica, nossa intenção foi a aproximação com os futuros pediatras, isto é, os médicos residentes em Pediatria”, afirmou Clóvis Francisco Constantino, presidente da SPSP.
Assessoria de Imprensa – SPSP
Texto divulgado em 18/03/2012.
Fabiana Oliveira
Clóvis Francisco Constantino, presidente da SPSP, faz sua apresentação.
Fabiana Oliveira
Ana Cristina Ribeiro Zollner, coordenadora da Comissão de Ensino e Residência Médica da SPSP, fala aos presentes.
Fabiana Oliveira
Médicos residentes presentes à reunião
Fabiana Oliveira
Participantes da reunião posam para foto