Texto divulgado em 20/02/2024
Representantes do Núcleo de Estudos (NE) dos Efeitos do Álcool na Gestante, no Feto e no Recém-Nascido (SAF) da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) participaram de duas reuniões para discutir ações de prevenção contra a doença. A primeira delas aconteceu no dia 20/12/2023, na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP), e estiveram presentes Helenilce P. F. Costa, presidente do NE-SAF da SPSP, Maurício Serpa, secretário adjunto de Saúde da SMS-SP, Renata Waksman, presidente da SPSP, Athennée de Marco Mauro, coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente da SMS-SP e Sara Machado de Assis, representante do Instituto Olimpo Marques de Paulo.
Entre os principais pontos discutidos na reunião, destacou-se a autorização para a implantação na pré-consulta do pré-natal o questionário T-ACE (Tolerance, Annoyed, Cut down e Eye-opener) – já validado no Brasil e a ser implantado na cidade de São Paulo, que é um instrumento muito simples de ser aplicado, com a finalidade de se obter dados sobre a frequência do consumo de álcool na gravidez. Outra questão abordada foi a elaboração e divulgação de vídeos curtos para informar gestantes, pais e famílias sobre os riscos que as crianças estão expostas quando há ingesta de álcool pela mãe durante a gravidez, além da autorização para distribuir cartazes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e atividades/conferências on-line de esclarecimento para os médicos da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) e profissionais de saúde da SMS-SP.
A segunda reunião aconteceu no dia 22/01/2024, na Secretária de Saúde do Estado de São Paulo, em que participaram José Luiz Gomes do Amaral (representando o Secretário de Saúde Eleuses Paiva), Edmund Chada Baracat, coordenador da Saúde da Mulher na Secretaria do Estado de SP, Roberta Ricardes Pires, coordenadora da Área Técnica da Saúde da Criança da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Marun David Cury, diretor de Defesa Profissional da Associação Paulista de Medicina, e Helenilce de Paula Fiod Costa, Márcia de Freitas, Corintio Mariani Neto e Sara Machado de Assis, respectivamente presidente, secretária e membros do NE-SAF da SPSP. Quatros aspectos importantes foram debatidos:
1. A implantação do questionário T-ACE na consulta do pré-natal realizado em todo o Estado de São Paulo, sendo reforçada pelos presentes a importância de São Paulo ser o pioneiro na obtenção dos dados sobre o consumo de álcool na gestação no Brasil;
2. Criar um Grupo de Estudos da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a SPSP, com a finalidade de coordenar e viabilizar treinamentos e capacitação dos profissionais de saúde e toda a equipe de Atenção Básica de TODAS as Regionais de Saúde do Estado de São Paulo;
3. Tentar trazer para discussão os deputados da Assembleia Legislativa do Estado para que eles elaborem e aprovem leis com o objetivo de dificultar e banir o consumo de álcool pelas gestantes;
4. Divulgar os riscos do consumo de bebida alcoólica na gestação, capacitando pessoas ligadas a trabalhos sociais nas diversas comunidades para realizarem esta ação.
Pretendeu-se com essas duas reuniões estabelecer parcerias com o poder público para que ações sejam efetivadas e, posteriormente, ampliar para todo o território nacional, com a participação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do Ministério da Saúde (MS), além de demonstrar a necessidade de sensibilizar e conscientizar TODOS da importância da prevenção da SAF e da adoção da campanha ÁLCOOL ZERO NA GESTAÇÃO.