Núcleo de Estudos da Violência Doméstica contra a Criança e o Adolescente da SPSP: Quem somos?

Núcleo de Estudos da Violência Doméstica contra a Criança e o Adolescente da SPSP: Quem somos?

 

 

 

O Núcleo de Estudos da Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes da Sociedade de Pediatria de São Paulo , formado por uma equipe multiprofissional, desenvolve desde 2002 um programa específico sobre maus tratos físicos, sexuais, psíquicos e negligência, com origem intra-familiar.

Esta forma de agravo, que deixa frequentemente sequelas emocionais e físicas e é potencialmente fatal, atinge todos os membros de um núcleo familiar de formas e intensidades diferentes, com potencial para afetar também as gerações futuras desta mesma família.

Embora seja um fenômeno que existe desde os primórdios da Humanidade, só recentemente a violência intra-familiar tem sido reconhecida como uma questão de saúde pública, uma vez que as abordagens nas áreas policial e jurídica são insuficientes para gerar ações abrangentes que atuem de forma eficaz sobre o problema.

Nossos objetivos principais são:
Estudar e contribuir para a redução dos índices de violência contra a criança e o adolescente, por meio de:

  • Divulgação de conhecimentos e pesquisas;
  • Cursos de capacitação de profissionais de todas as áreas envolvidas no atendimento de crianças e adolescentes supostas vítimas destes agravos, promovendo discussões sobre o tema;
  • Receber e avaliar as demandas dos profissionais que necessitam de apoio para a resolução de seus impasses, sugerindo o encaminhamento adequado das soluções propostas pelo grupo;
  • Propor políticas públicas que reduzam os índices de violência;
  • Desenvolver programas de prevenção à violência.

Cursos de Capacitação:

  • Destinados a médicos, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, que atuam no atendimento em prontos-socorros, postos de saúde, ambulatórios e no Programa de Saúde da Família (PSF), no reconhecimento das vítimas e no encaminhamento adequado a uma rede de atendimento e proteção às famílias em situação de violência, comprendendo a necessidade de inclusão do agressor nessa rede de atendimento.
  • A capacitação estende-se a professores e outros profissionais que atuam em instituições de ensino, públicas e particulares, para o reconhecimento e encaminhamento adequado das crianças/adolescentes supostamente vítimas de todas as formas de violência.
  • Destinados a profissionais de outras áreas envolvidas no atendimento de crianças e adolescentes, como: assistentes sociais, juristas, conselheiros tutelares, policiais, lideres comunitários, educadores, psicólogos e religiosos que compõe a rede de atendimento e proteção, para atuar de modo integrado com as instituições já existentes.

Integrantes do Núcleo:
Profissionais envolvidos com o atendimento a crianças e adolescentes, particularmente das áreas da saúde, educação, justiça, segurança, assistência social, conselhos de direitos, gestores públicos e organizações não governamentais.

Aberto à participação de todos os interessados nas questões relacionadas ao tema da violência contra crianças e adolescentes.

Atividades Desenvolvidas:

  • Reuniões bimensais, multiprofissionais, nas quais são discutidas as ações a serem desenvolvidas;
  • Preparo dos Cursos de Capacitação;
  • Troca de experiências, trabalhos e projetos realizados por outras entidades  afins, envolvidas com crianças e adolescentes no Estado de São Paulo;
  • “FÓRUM PAULISTA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E COMBATE À VIOLÊNCIA”, em parceria com o CONDECA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), realizados em:  2006 (1ª Edição), 2007 (2ª Edição) e 2008 (3ª Edição) ;
  • Produção de material que forneça subsídios para o aprimoramento dos profissionais envolvidos no assunto, como:
    Material sobre violência destinado a profissionais da área da saúde (Manual do CFM) ;
    – Apostilas utilizadas nos cursos de capacitação;
    – Artigos em livros e revistas científicas.
  • Estabelecer parcerias com Instituições que atendem crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos;
  • Desenvolvimento de pesquisas e sua divulgação na mídia.

Veja mais

Leia o Manifesto do 2° Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes – 2007    

Informações fornecidas em 1º/04/2009 por Dra Renata Dejtiar Waksman
Coordenadora do Núcleo de Estudos da Violência Doméstica contra a Criança e o Adolescente da SPSP (gestão 2007-2009)
Texto divulgado em 7/04/2009.

  Textos relacionados Assine
  Pedofilia no mundo virtual
 
  Castigo físico: reflexões
 
  Núcleo de Estudos da Violência Doméstica contra a Criança e o Adolescente
  Página 1 de 1     | 1 |