Novembro Prateado – Direitos das Crianças e Adolescentes

Novembro Prateado – Direitos das Crianças e Adolescentes

Texto divulgado em 01/11/2024


Este mês, a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) reafirma seu compromisso com o respeito aos direitos da população pediátrica por meio da campanha Novembro Prateado – Direitos das Crianças e Adolescentes: somos todos iguais!, que visa chamar a atenção de toda a sociedade sobre tema tão importante e também criar mecanismos de defesa que garantam esses direitos, constantemente ignorados.

“É função da SPSP incitar a discussão entre médicos e a sociedade como um todo para que saibam quais são seus deveres em relação à manutenção dos direitos e proteção de crianças e adolescentes, por isso a campanha quer chamar a atenção não só dos pediatras, mas também de professores, educadores, cuidadores e outros profissionais da saúde, além daqueles que atuam, de diversas formas, com crianças e adolescentes, para que todos tenham conhecimento dos direitos basilares deste grupo etário. Consideramos esta uma iniciativa muito importante para lutar pelos direitos da população pediátrica, além de discutir todos os aspectos legais da proteção infantojuvenil, inclusive do nascituro.

É fundamental que em situações nas quais o pediatra suspeitar de qualquer tipo de agressão, ele faça a devida notificação, na busca de proteger os seus pacientes de um ambiente hostil ou de um risco maior. Dessa forma, a campanha visa, entre outros aspectos, lembrar o pediatra de que ele tem obrigações na relação médico/paciente no que diz respeito ao combate da violência praticada contra a criança ou o adolescente. E não só os médicos, mas qualquer pessoa que desconfie que uma criança ou adolescente esteja sofrendo algum tipo de violência deve denunciar, porque zelar pelo bem deles é dever de todos.”

Claudio Barsanti, presidente do Núcleo de Estudos dos Direitos da Criança e do Adolescente da SPSP e coordenador da Campanha Novembro Prateado – Direitos das Crianças e Adolescentes: somos todos iguais!

Organização: Núcleo de Estudos dos Direitos da Criança e do Adolescente da SPSP