Nota de Falecimento: Samuel Schvartsman

 

Relator: Mário Roberto Hirschheimer
Texto divulgado em 02/12/2013.
 
 

Fonte: Arquivo SPSP

     

     A SPSP está de luto. O Prof. Dr. Samuel Schvartsman, médico pediatra, pesquisador, professor e humanista faleceu e foi enterrado ontem, dia 01 de Dezembro de 2013.

     Dentre suas inúmeras realizações, destacam-se:

  • Professor livre-docente associado, coordenador do Programa de Pós Graduação, chefe do Pronto Socorro e Diretor da Área de Emergência no Departamento de Pediatria da FMUSP, onde estabeleceu as diretrizes para o atendimento de pacientes intoxicados, contribuindo para o desenvolvimento da toxicologia clínica;
  • Fundador, em 1971, do primeiro Centro de Controle de Intoxicações do país, que funcionou inicialmente no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus da Prefeitura de São Paulo;
  • Fundador, organizador e coordenador dos Departamentos de Pediatria da Faculdade de Medicina da UNISA – Universidade de Santo Amaro e da Faculdade de Medicina de Marília.

     Teve importante participação em Sociedades Médicas tendo sido:

  • Presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), no biênio 1984-1985.
  • Membro Titular da Academia Brasileira de Pediatria.
  • Fundador e Presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia e da Associação Latino Americana de Toxicologia.
  • Na Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), militou durante longo período no Comitê e depois Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente.

     Dr. Schvartsman escreveu importantes livros médicos, entre os quais se destacam: “Intoxicações Agudas” (quatro edições) e “Pronto Socorro de Pediatria” (duas edições) e contribuiu com dezenas de capítulos de livros de publicações em revistas médicas nacionais e internacionais, além de centenas de aulas em cursos e congressos.

     O professor Samuel partiu, mas o seu legado permanece pujante, forte, perene…

     A SPSP manifesta seu profundo pesar à família do Prof. Dr. Samuel Schvartsman.