SPSP – Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 09/03/2020
Em 7 de março de 2020, a Neonatologia do Brasil perdeu um de seus fortes pilares: a professora Cleide Enoir Petean Trindade.
Uma pioneira, visionária que, com muita dedicação, ternura e determinação – aliadas ao amor imenso pela profissão – foi uma pessoa/profissional fundamental para o início, crescimento e maturidade da Neonatologia brasileira, além de contribuir para divulgar e enaltecer nossa atuação nessa especialidade no exterior. Pediatras e Neonatologistas de todo o País estão profundamente tristes com sua partida, uma perda irreparável. Mas, a mensagem que queremos transmitir é de carinho e gratidão à professora Cleide, por termos tido a oportunidade de conviver e aprender com ela, bem como por sua inestimável contribuição na história da Neonatologia brasileira.
Queremos aqui registrar nosso enorme reconhecimento por todas suas realizações, sua capacidade de construir e disseminar o saber, de agregar os profissionais e motivar as pessoas, sempre com postura muito ética, gentil e elegante. Uma profissional exemplar, que marcou sua época: criou a disciplina e o serviço de Neonatologia na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp, ocupou cargos importantes na Sociedade Brasileira de Pediatria e na Sociedade de Pediatria de São Paulo, participou ativamente da construção da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais, à qual se dedicou durante muitos anos, além de ter tido inúmeras publicações e apresentações em eventos científicos.
Assim, a professora Cleide concluiu sua brilhante jornada conosco. Só nos resta aplaudir e dizer: muito obrigado! Você foi uma pessoa incomparável, iluminada, muito querida e inesquecível. Nos deixou um imenso legado e será sempre uma estrela a brilhar e nos nortear.
Ligia Maria Suppo de Souza Rugolo
Departamento de Neonatologia da SPSP
Nascida em Colina (SP) e esposa do ex-reitor da Unesp e professor emérito da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista – Unesp (FMB/Unesp), José Carlos de Souza Trindade, iniciou, em 1966, suas atividades na recém-fundada Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu – que viria a ser FMB/Unesp em 1977. Foi considerada uma das pessoas pioneiras da Faculdade de Medicina e do Departamento de Pediatria nessa instituição. Em 2008, após a aposentadoria, a Faculdade de Medicina concedeu-lhe o honroso título de Professor Emérito.
No dia 7 de março de 2012, tomou posse como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo.
Em sua carreira universitária, participou do corpo editorial de revistas científicas nacionais e americanas, como o Neoreviews e American Academy of Pediatrics (versão eletrônica), além do Journal of Neonatal Biology da OMICS Publishing Group.
Na SPSP, a professora emérita foi vice-presidente em três gestões, atuou no Departamento Científico de Neonatologia como membro e presidente, participou da Comissão de Ensino e Pesquisa, fez parte do corpo editorial da Diretoria de Publicações e contribuiu na organização científica de três edições do Congresso Paulista de Pediatria.