No dia 10 de agosto último, as crianças hospitalizadas no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, foram presenteadas com música. O evento fez parte do projeto Música nos Hospitais, organizado pela Associação Paulista de Medicina e a Sanofi, que há oito anos acreditam na importância de tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor e mais presente na comunidade.
Implantado inicialmente na cidade de São Paulo em 2004, o projeto já percorreu 10 cidades do interior paulista e instituições hospitalares de cinco cidades brasileiras, beneficiando mais de 25 mil pessoas em 100 apresentações. A Orquestra do Limiar, composta por 14 jovens músicos e regida pelo médico, maestro e compositor Samir Wady Rahme, dá grande destaque a autores nacionais e faz um passeio pela história da música mundial, com composições representativas de várias escolas e épocas. Além de promover a popularização da música erudita, o projeto Música nos Hospitais proporciona aos pacientes, médicos, funcionários e visitantes uma pausa na difícil rotina do ambiente hospitalar.
Em 2011, o projeto é dedicado principalmente às crianças hospitalizadas. Os hospitais pediátricos e os serviços de pediatria das instituições escolhidas contarão com um repertório que incluirá desde peças infantis até obras especialmente selecionadas para introduzir os mais jovens no mundo da música clássica. O programa conta com o apoio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.
“Só temos que apoiar e parabenizar os organizadores pela iniciativa. A criança hospitalizada está fora do seu ambiente natural e esse momento de música pode trazer conforto para ela e para sua família, sem esquecer a influência que a música também pode ter nos profissionais que trabalham nos hospitais”, comentou Lílian dos Santos Rodrigues Sadeck, da diretoria de Cursos e Eventos da SPSP.
Confira a programação do projeto Música nos Hospitais no site da APM (http://www.apm.org.br/musica-nos-hospitais.aspx).
Assessoria de Imprensa – SPSP
Texto divulgado em 18/08/2011.
Assessoria de Imprensa SPSP
O médico, maestro e compositor Samir Wady Rahme e a Orquestra do Limiar tocam para as crianças hospitalizadas no auditório do Instituto da Criança.
Assessoria de Imprensa SPSP
Momento em que a orquestra toca a música “Meu pintinho amarelinho” e as crianças se divertem com o boneco.
Assessoria de Imprensa SPSP
Lílian dos Santos Rodrigues Sadeck, da diretoria de Cursos e Eventos da SPSP, esteve presente no evento musical.