Poucas situações angustiam mais os pais quanto o primeiro episódio de infecção urinária em seus filhos. Ela é abordada de modo distinto dos adultos, pois as causas e os fatores variam de acordo com a idade da criança.
De modo geral, em crianças abaixo de dois anos, os casos estão associados a malformações do trato urinário (alterações dos rins, ureter e/ou bexiga), que podem facilitar o crescimento de bactérias, favorecer a infecção urinária e resultar ou não em lesões nos rins, chamadas de cicatrizes. Nessa idade, tendem a ser mais grave e pode ocasionar internação.
Algumas destas malformações, como a hidronefrose (dilatação dos rins) já podem ser identificadas desde a gravidez, por meio de uma ultrassonografia.
Em crianças mais velhas, outros fatores começam a ficar mais frequentes: desde cálculos urinários até mesmo o esvaziamento inadequado da bexiga, representado por perdas, retenção ou alteração do intervalo entre as micções.
A coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.
___
Relator:
Dr. Marcelo de Sousa Tavares
Departamento Científico de Nefrologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo.
Publicado em 8/04/2019.
Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.