SPSP – Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 30/04/2019
Na edição do programa Fantástico, exibida em 21 de abril de 2019, foi apresentado episódio da série “O Maravilhoso Mundo dos Bebês”, que abordou o impacto do acesso a telas de tablets e celulares no desenvolvimento de crianças com até dois anos.
O uso de novas tecnologias digitais por crianças e adolescentes é tema controverso, atual e merece a atenção de pais, professores, pediatras e demais pessoas que orbitam ao redor destes seres em formação. Sendo assim, qualquer matéria sobre este assunto irá despertar interesse e audiência.
O programa Fantástico tem grande penetração nos lares brasileiros e preocupa a forma como apresentou os resultados sobre o desenvolvimento da coordenação motora de crianças com menos de 2 anos, podendo induzir os pais a pensar que o uso de tablets e celulares deva ser adotado em benefício do desenvolvimento de seus filhos.
As crianças cada vez mais trocam as brincadeiras ao ar livre por mídias digitais nas quais podem estar expostas precocemente a temas inapropriados à sua maturidade e desenvolvimento cognitivo. A Diretrizes da Organização Mundial de Saúde vem resgatar o hábitos do brincar ao ar livre preservando o bom desenvolvimento físico, cognitivo e visual das crianças.
As atividades externas evitam o excesso de convergência de leituras prolongadas bem como promove a exposição à luz solar, liberando dopamina, controlando o crescimento do olho e evitando que crianças e adolescentes apresentem alta miopia.