Lembretes para que seu filho tenha um sorriso saudável

Cuidados com a saúde oral do seu filho:

        

  1. Aleitamento materno exclusivo durante os primeiros 6 meses. O leite materno é o único alimento completo, pois contém todas as substâncias necessárias ao desenvolvimento da criança.
  2. O leite materno favorece o crescimento, protege a criança contra a maioria das infecções e fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho. Além disso, amamentar estimula o crescimento ósseo da face, favorecendo a formação do arco dentário e o correto posicionamento da língua, diminuindo a possibilidade dos problemas de fala, respiração e a necessidade de aparelhos para correção dos dentes.
  3. Evite oferecer chupeta ao seu bebê. O seu uso prolongado interfere no crescimento dos arcos dentários, posição dos dentes e compromete a respiração da criança.
  4. Não sendo possível amamentar com leite materno, procure utilizar bicos anatômicos (ortodônticos) na mamadeira e evite adicionar açúcar, mel ou chocolate no leite. Dessa maneira você estará evitando a cárie de mamadeira, que destrói rapidamente um grande número de dentes de leite do bebê, podendo comprometer também a dentição permanente.IMPORTANTE: Não acostume seu filho a “dormir mamando” ou “mamar dormindo”. 

  5.  Como a cárie é uma doença infecciosa, recomenda-se não beijar o bebê na boca ou compartilhar da mesma colher ou copo que o bebê. Este cuidado evita a transmissão da cárie e de outras doenças infecciosas.
  6.  Seis meses de idade é a época da introdução do uso da colher para as papas salgadas e as frutas, pois estimula o processo da mastigação.
  7.  Quando nascer o primeiro dente do seu filho é o momento de iniciar a limpeza dos dentes com uma escova infantil pequena, com cerda macia, especial para bebês. Utilize pasta dental específica para bebês, ou não utilize pasta dental, pois o bebê ainda não sabe cuspir.
  8.  Primeiro dente de leite na boca significa primeira visita ao Odontopediatra.
  9. Durante o processo do nascimento dos dentes de leite na boca, a criança pode ter um sono agitado, começar a babar devido ao aumento de salivação e freqüentemente levar a mão ou objetos à boca. Este desconforto pode ser aliviado com o uso de mordedores ou pedaços de frutas e legumes (maçã, pêra, cenoura, etc) gelados, que diminuem a inflamação da gengiva e o desconforto do bebê. 
  10. Não permita que seu filho crie o hábito de beliscar nos intervalos entre as refeições principais, pois atrapalha os horários da alimentação. Lembre-se que um pedaço de fruta poderá substituir as guloseimas, fornecendo vitaminas e não interferindo no apetite de seu filho. Evite o consumo de açúcar, o uso de refrigerantes e de guloseimas (balas, pirulitos, bolachas, salgadinhos, etc…). Assim você evitará a doença cárie e o consumo de alimentos não nutritivos.
  11. Com o nascimento dos demais dentes, a criança precisa ir exercitando cada vez mais a mastigação. Ofereça todos os tipos de alimentos, com textura e consistência diferentes em cada refeição.
  12. Aos 3 anos de idade a criança já deve ter a dentição de leite completa na boca (20 dentes de leite). Caso haja alguma alteração, converse com seu odontopediatra.
  13. Por volta dos 6 anos inicia-se a troca dos dentes de leite pelos permanentes (ou definitivos). Mantenha o controle dos horários de alimentação, acompanhe a higiene oral diariamente e consulte o odontopediatra regularmente.
  14. Lembre-se que o exemplo é muito importante para a educação.  Suas atitudes serão copiadas pelo seu filho, portanto procure ingerir alimentos saudáveis e manter bons hábitos de higiene.
  15.  Iniciando desde cedo os cuidados odontológicos preventivos, os resultados serão mais efetivos e as consultas mais tranqüilas para seu filho.

 

Relatores: Cláudia Lopez, Cristina Zardetto, Dóris Rocha Ruiz, Gislaine E N Gliberti, Lúcia Coutinho, Luiz Carlos Manganelo, Maria do Carmo Bertero, Maria Salete N P Correa, Silvia Chedid e Sylvia Lavinea M Ferreira

Membros do Grupo de Trabalho Saúde Oral da Sociedade de Pediatria de São Paulo – SPSP – gestão 2007-2009.

 

Texto recebido em 6/08/2008.