Junho Púrpura – Distúrbios de aprendizagem: conhecer, perceber, enfrentar

Junho Púrpura – Distúrbios de aprendizagem: conhecer, perceber, enfrentar

Texto divulgado em 31/05/2024


A campanha Junho Púrpura – Distúrbios de aprendizagem: conhecer, perceber, enfrentar, promovida pela Sociedade de Pediatria de São Paulo, tem como objetivos principais auxiliar os pediatras a identificar e orientar os pais sobre os distúrbios de aprendizagem em crianças e adolescentes, bem como levar informações sobre o tema às famílias, educadores e demais profissionais que atuam com a faixa etária pediátrica.

“A conscientização dos profissionais de saúde sobre a questão dos distúrbios de aprendizagem é fundamental, pois quanto mais cedo são realizadas as intervenções necessárias para que essas crianças possam ter o diagnóstico e encaminhamentos adequados, melhores são os resultados do tratamento, com ótimas chances de minimizar os efeitos deletérios desses distúrbios. Lembrando, também, que uma ação multidisciplinar e multiprofissional é crucial na tentativa de corrigir o problema para que não haja um déficit ainda maior no aprendizado destes indivíduos. Dessa forma, os pediatras precisam estar muito atentos para estas situações – sinais como alterações na percepção, escuta, visão, entre outros, devem ser observados, para que, assim, todos os envolvidos, como famílias, cuidadores, professores e demais profissionais de saúde, possam indicar caminhos a serem seguidos e evitar complicações subsequentes para o futuro dessas crianças e adolescentes.”

Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)

“A campanha Junho Púrpura visa chamar a atenção dos pediatras para que cuidem não apenas das questões relacionadas à saúde das crianças e adolescentes, mas também para aspectos que possam influenciar negativamente em seu desempenho escolar. É fundamental também que a população seja esclarecida quanto aos distúrbios de aprendizagem; é importante que os pais levem para os consultórios médicos as queixas escolares de seus filhos que, muitas vezes, ficam restritas apenas ao ambiente escolar. As dificuldades de aprendizagem não se referem apenas a um único distúrbio, mas sim a um conjunto de problemas – visuais, auditivos, comportamentais, entre outros – que podem interferir no aprendizado dos alunos. É essencial, portanto, que familiares, médicos e educadores estejam atentos para quaisquer sintomas ligados a problemas de aprendizagem, para que esses distúrbios sejam detectados o mais precocemente possível e, assim, a criança tenha seu desempenho acadêmico e desenvolvimento minimamente prejudicados.”

Renata Di Francesco, presidente do Núcleo de Estudos de Desenvolvimento e Aprendizagem da SPSP e coordenadora da Campanha Junho Púrpura – Distúrbios de aprendizagem: conhecer, perceber, enfrentar

Organização: Núcleo de Estudos de Desenvolvimento e Aprendizagem da SPSP