Jornada na Baixada Santista

Aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de outubro a I Jornada de Pediatria da Baixada Santista, na Sede da Associação dos Médicos de Santos, em Santos (SP).
“Foi o primeiro evento para reciclagem em Pediatria da região metropolitana da Baixada Santista, que envolve nove municípios e cerca de 500 pediatras. Os temas variados e abordados sob a forma de colóquios dirigidos, com ênfase para aspectos práticos da clínica pediátrica, foram muito prestigiados pela platéia, que compareceu e participou de maneira expressiva em todas atividades”, informou Paulo Cesar Koch Nogueira, diretor-presidente da Regional Baixada Santista da SPSP e também presidente da Jornada.

Na sessão de abertura houve um debate sobre a situação do exercício da Pediatria em 2008, com a presença do presidente da SPSP, José Hugo de Lins Pessoa e do paraninfo da Jornada, Jayme Murahovschi.

O evento contou com 134 inscritos e 12 professores convidados, sendo 11 brasileiros e o professor Pierre Cochat, da França. “O alto nível dos trabalhos apresentados e discutidos mostrou que a região da Baixada Santista tem potencial de se firmar como pólo de produção de pesquisa científica em Pediatria. Todos os trabalhos apresentados tiveram conotação prática e foram, sem exceção, desenvolvidos na região”, comentou Nogueira. Ele finalizou: “Foi uma oportunidade excelente de confraternização com os colegas das diversas cidades que compõem a região.”

A Jornada contou pontos para o Certificado de Atualização Profissional na especialidade Pediatria (5 pontos) e em oito áreas de atuação (1,0 a 1,5 pontos).

Assessoria de Imprensa – SPSP
Texto divulgado em 17/11/2008.

Lucas Vieira

Mesa de abertura do evento. Da esquerda para a direita: José Hugo de Lins Pessoa, presidente da SPSP; Paulo Cesar Koch Nogueira, diretor-presidente da Regional Baixada Santista da SPSP; João Sobreira de Moura Neto, presidente da Associação dos Médicos de Santos; e Jayme Murahovschi, paraninfo da Jornada.
 

Lucas Vieira

Destaque para a participação de grande número de pediatras no evento.
 

Lucas Vieira

Público presente na I Jornada de Pediatria da Baixada Santista.
 

Lucas Vieira

Momento de descontração na pausa para café durante a Jornada.
“Este evento recebeu patrocínio de empresas privadas, em conformidade com a Lei nº 11.265, de 3 de janeiro de 2006”. “Compete de forma prioritária aos profissionais e ao pessoal de saúde em geral estimular a prática do aleitamento materno exclusivo até os seis meses e continuando até os dois anos de idade ou mais”. Portaria nº 2.051 de 08/11/2001 – MS e Resolução nº 222 de 05/08/2002 – ANVISA.