Relator: Dr. Tadeu Fernando Fernandes
Vice-presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da SPSP e Presidente-Diretor da Diretoria Regional de Campinas da SPSP
Estamos no inverno, vento frio, chocolate quente, uma mantinha, uma lareira… Lembranças de inverno que nos acompanham por toda a vida. Estão no imaginário de todos quando o assunto é frio e, nesse contexto, de conforto e aconchego alguns cuidados devem ser tomados com sua saúde.
O banho quente faz parte do ritual, é gostoso sentir aquele vapor dando a sensação de também lavar as vias aéreas, mas o difícil é sair desse sonho de inverno, enrolado na toalha, olhando para o espelho embaçado você encerra rapidinho esse momento impar.
O grande problema é que esses banhos divinos ressecam a pele, que já sofre com o vento e a baixa temperatura. O banho muito quente e prolongado retira o manto hidrolipídico, a camada natural de proteção da pele feita de água e gordura, especialmente quando combinado ao uso de sabonetes não adequados e as esponjas totalmente contra indicadas.
A pele desprotegida desidrata rapidamente, fica ressecada, repuxa, fica áspera e mesclada de manchas avermelhadas nas peles mais sensíveis e manchas brancas nas peles mais morenas.
Nas dobras, onde a elasticidade da pele é fundamental, inicia-se a descamação e lesões chamadas de eczemas, coçam e são facilmente transformadas em feridas.
O couro cabeludo também é castigado pelos banhos quentes, eles, estimulam as glândulas sebáceas a aumentar suas secreções levando a uma intensa produção de oleosidade (seborréia), descamação (caspa) e prurido (coceira).
A caspa pode variar desde fina descamação até a formação de grandes crostas aderidas ao couro cabeludo. A coceira, que pode ser intensa, é um sintoma frequente nesta região e também pode estar presente com menor intensidade nas outras localizações.
Como prevenir tudo isso?
Não vou mandar você dar banho frio no seu filho, mas não exagere na quentura, saiba que quanto mais quente, maior será o estrago; uma boa dica é deixar para tomar banho nos horários mais quentes do dia.
O sabonete deve ser neutro, os líquidos são mais neutros que os sólidos e outra dica: quanto mais espuma fizer o sabonete, pior é sua qualidade. Não precisa ficar esfregando demais a pele, uma simples passada da mão com sabonete já é suficiente para limpeza diária.
Após o banho, é obrigatória a aplicação de um bom hidratante em toda pele, nos lábios um hidratante labial previne as rachaduras.
Além de cuidar do seu corpo e da sua pele, lembre-se também que inverno é tempo de reflexão, é uma época que a natureza convida e conclama ao recolhimento. No inverno, as cascas se fecham, busca-se proteção, o mundo não se expande, investiga-se. Aflora a sensibilidade e a tarefa desafiante para entabular uma longa conversação com nossa interioridade.
Curta sua família, nada melhor que fugir do frio e ficar no calor de sua casa, assistir um bom filme e comer um balde de pipoca acompanhado de um espumante chocolate quente! Curta seus filhos, distribua chamego, amor e calor, calor do coração.
Texto divulgado em 06/09/2011.