Inibidores de bomba de prótons (IBP)

Os inibidores de bomba de prótons (IBP) são pró-fármacos que exigem ativação em meio ácido ligando-se de modo covalente a grupos sulfidrila na boma H+/K+/ATPase, inativando-a irreversivelmente. Os IBPs são compostos benzimidazólicos e dispõe-se de 5 grupos para uso clínico: omeprazol, esomeprazol (s-isômero do omeprazol), lansoprazol, rabeprazol e o pantoprazol.

Há indivíduos que são metabolizadores hepáticos lentos de IBP e mantêm níveis mais estáveis e duradouros da droga. Outros, os chamados metabolizadores extensivos, podem exigir doses mais altas para manter o bloqueio ácido adequado, ou mesmo necessitarem de fracionamento da medicação em duas doses diárias. Deve-se enfatizar que os inibidores devem ser ingeridos um pouco antes ou durante a refeição matinal e, se necessário uma segunda dose, essa deve ser dada antes do jantar, pois os IBP só agem nas bombas ativadas e essa ativação só ocorre no período prandial, nunca nos períodos de jejum.

Os diferentes tipos de IBP apresentam a mesma equivalência, ocorrendo apenas uma variação individual de acordo com o estado metabolizador do paciente – pobre ou extensivo.

Todos os IBPs apresentam grande segurança no seu uso e raros efeitos adversos. Por apresentarem interação medicamentosa com outros princípios ativos, atentar para:

  • administrar o medicamento antes ou durante a refeição;
  • para os pacientes pediátricos, sugere-se o uso do comprimido dispersível ou o uso do genérico em grânulos suspensos em iogurte, leite condensado, mel, xarope de milho ou mingau. Não se recomenda, no momento, o uso da preparação magistral;
  • Nos casos clinicamente não responsivos, deve-se: conferir o modo correto de administração do inibidor, investigar a presença de paciente metabolizador extensivo e, avaliar a necessidade de se multiplicar a dose do medicamento.
Nome Posologia Apresentação
Omeprazol 1 a 3,5 mg/kg/dia Grânulos ácido-resistentes – 10 – 20 – 40 mg
Comprimido dispersível – 10 – 20 – 40 mg
Lanzoprazol 1,4 – 2,5 mg/kg/dia
< 15 kg – 15 a 30 mg/dia
Grânulos ácido-resistentes liberação controlada
15 – 30 mg
Pantoprazol 20 a 40 mg/dia Comprimidos gastro-resistentes 20 – 40 mg Ampolas – 40 mg
Rabeprazol 10 a 20 mg/dia Comprimidos revestidos 10 – 20 mg
Ezomeprazol 1,7 a 3,7 mg/kg/dia
0,25 a 1 mg/kg/dia
Comprimidos revestidos 20 – 40 mg

 

Relator: Dr. Mauro Sérgio Toporovski
Presidente do Departamento de Gastroenterologia da SPSP – gestão 2007-2009 ; Professor assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, SP.
Matéria publicada em Pediatra Informe-se – Boletim da SPSP Ano XXIV – No 142 – novembro/dezembro 2008

Assessoria de Imprensa – SPSP