O parque Villa-Lobos recebeu, no dia 20 de setembro, a II Caminhada contra a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Com stand localizado logo na entrada principal, a população pode tirar dúvidas com médicos e receber informações corretas e atualizadas sobre os riscos da ingestão de álcool durante a gravidez.
Dezenas de pessoas buscaram os flyers e informativos da campanha #gravidezseálcool, interessando-se e preocupando-se com o tema. Evidências médicas demonstram que um só gole pode acarretar problemas graves e irreversíveis ao bebê – tal dado foi recebido com surpresa pelas mães, as quais questionaram os profissionais presentes por mais detalhes.
A partir das 11h, o parque foi ocupado por balões, faixa e placas, que engrossaram o eco por tolerância zero ao álcool na gestação. Médicos especializados em Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria uniram suas vozes aos de pessoas de todas as idades – juntos, buscaram conscientizar sobre essa questão da saúde pública.
A atriz Bruna Carvalho e membros do elenco do musical Peter Pan estiveram presentes para demonstrar seu apoio e ajudar a erguer essa bandeira, a fim de atrair atenção de um público mais abrangente.
Toda essa ação integra a campanha, de abrangência nacional, #gravidezsemalcool contra a Síndrome Alcoólica Fetal, idealizada pela Sociedade de Pediatria de São Paulo, com apoio institucional da Marjan Farma e apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria, Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo, Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Academia Brasileira de Neurologia, Associação Paulista de Medicina e Associação Brasileira das Mulheres Médicas – Seção São Paulo.
___
Texto produzido pela assessoria de imprensa da SPSP.
Publicado em 31/09/2015.
Fotos: divulgação SPSP
Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.