A comissão encarregada de levar adiante os estudos e negociações a respeito dos honorários médicos de Pediatria – formada por três membros da FESP e três membros da diretoria de Defesa Profissional da SPSP – reuniu-se novamente em abril último, na sede FESP (Federação das Unimed do Estado de São Paulo) para continuar a discussão de propostas efetivas sobre o tema.
Foi apresentado pelos representantes da FESP o pagamento do procedimento “Puericultura”, compreendendo oito consultas para pacientes de 0 a 2 anos – cinco consultas no primeiro e três no segundo ano de vida – com valor a ser determinado. Essa proposta será viabilizada para os clientes da FESP e paralelamente será proposto às Unimeds do Estado de São Paulo que pratiquem, pelo menos, esse mínimo aos seus clientes.
A FESP discutirá em reunião de diretoria uma outra proposta da comissão: o pagamento de valor a maior quando o atendimento for realizado em consultório médico. Em reunião anterior, a comissão havia proposto a realização de jornada sobre honorários médicos em Pediatria, com programação em conjunto com a FESP e coordenação da SPSP. Nesse sentido, ratificou-se a possibilidade de realizar essas jornadas na capital, em Bauru e em Ribeirão Preto no segundo semestre deste ano.
Ainda sobre honorários médicos: a Diretoria de Defesa Profissional da SPSP concluiu a análise dos dados da enquete realizada em seu portal no final de 2010 e está organizando uma Assembleia de Pediatras do Estado de São Paulo para o segundo semestre deste ano. O objetivo é apresentar os resultados da enquete, discutir a realidade atual dos médicos que realizam atendimentos ambulatoriais privados e a inviabilidade econômica de se manter consultórios pediátricos com os valores atualmente praticados no atendimento de convênios e planos de saúde, além de debater propostas. Os associados da SPSP serão informados sobre a data da Assembleia em todos os meios de comunicação da SPSP.
Assessoria de Imprensa – SPSP
Texto divulgado em 28/06/2011.