Homenagem da SPSP ao Dia do Pediatra

Homenagem da SPSP ao Dia do Pediatra

Texto divulgado em 26/07/24


“Eu, pediatra, prometo que farei pela Criança que me é confiada o que faria pelo filho de minha carne”. *Este é um trecho de um dos artigos do Juramento específico do pediatra. É uma metáfora para exemplificar o que qualifica um bom pediatra: ele(a) deve exercer a profissão com responsabilidade, zelo, cuidado, envolvimento, afeto, perseverança, diligência, entrega.

O Pediatra tem o privilégio de acompanhar o desenvolvimento/crescimento de um novo ser humano, de um indivíduo que é um misto de expectativa e sonho. Motivo de extrema preocupação de toda família, em especial do pai e da mãe.

Cumpre um papel fundamental na saúde e bem-estar das crianças, desde o nascimento até a entrada na vida adulta.

Exatamente por isso, o(a) pediatra desempenha múltiplas funções durante a sua atividade profissional: é conselheiro, orientador espiritual, terapeuta familiar, “advogado(a)”, defensor da criança e do adolescente e muitas mais. Essa peculiaridade o distingue das outras especialidades médicas.

Cuidar de crianças é participar da gestão do “Novo”, do “Futuro”. É colaborar para que nada atrapalhe e que “o potencial e os sonhos” se transformem em realidade na vida, em particular de uma família e, por extensão, da sociedade.

As crianças, hoje, respondem aos inputs de um mundo efervescente de estímulos. Por isso, são ainda mais vulneráveis. Pediatras são mais do que necessários e devem estar antenados com o mundo acelerado em que vivemos e equipados com tecnologia, conhecimento e sabedoria. É uma grande missão que deve estar calcada num princípio e numa ferramenta efetiva – a confiança.

É um privilégio ser pediatra!

Parabéns a todos os pediatras!

Para saber mais:

* Juramento do Pediatra. Do livro Puericultura: Ciência, Arte e Amor, do médico pediatra Jacques Crespin, 3ª ed., Editora Roca.

 

Fernando MF Oliveira
Coordenador do Blog Pediatra Orienta da Sociedade de Pediatria de São Paulo