No dia 28 de novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, foi realizada uma Sessão Solene em homenagem ao professor Fernando José de Nóbrega, uma iniciativa do vereador Gilberto Natalini. “O Professor Nóbrega foi meu professor na Escola Paulista de Medicina. Além de todos os seus ensinamentos científicos, nos ensinou a utopia e na minha opinião, sem utopia, a vida não tem sentido algum. O teste do pezinho é o que hoje salva milhares de crianças e por esse motivo é que fiz questão de homenagear esse importante médico”, disse o Vereador Natalini.
A tese de doutoramento do professor Nóbrega para o Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina teve como tema a prevalência da fenilcetonúria em crianças deficientes mentais institucionalizadas, encontrando alta prevalência – 2,5 vezes maior do que a descrita em países onde se pesquisa adequadamente a questão. Entre outras conclusões, o professor propôs que o diagnóstico fosse feito ainda na fase de recém-nascido. Muitos médicos lutaram pela implantação do diagnóstico precoce, dando, assim, origem à “lei do pezinho” que com o tempo, foi sendo estendida para outras doenças. Essa tese mudou a história da medicina no Brasil, por isso a homenagem foi mais do que justa. O professor Nóbrega tem 622 trabalhos científicos publicados, sendo 457 no Brasil e 165 no exterior. Treze livros publicados, um deles um Tratado de Pediatria (“Clínica Pediátrica”). Participou de 82 pesquisas médicas.
Participaram da mesa o vereador Gilberto Natalini, presidente e proponente da Sessão Solene; Fernando José de Nóbrega, presidente da Academia Brasileira de Pediatria; Walter Feldman, secretário especial de Articulação de Grandes Eventos da Cidade de São Paulo; Dioclécio Campos Junior, secretário de estado da Secretaria da Criança do Distrito Federal; Fabio Ancona Lopez, professor titular de Pediatria da UNIFESP/ EPM; Nelson Álvares Cruz Filho, diretor da Associação Paulista de Medicina; Eduardo Vaz, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria; Clóvis Francisco Constantino, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo; Julio Dickenstein, tesoureiro da Academia Brasileira de Pediatria; Cássio dos Santos Clemente, diretor-presidente da APAE de São Paulo; e Carlos Alberto de Nóbrega, radialista e apresentador do SBT.
Assessoria de Imprensa – SPSP
Texto divulgado em 07/12/2011.
Assessoria do Vereador Natalini
Vereador Gilberto Natalini entrega a placa em homenagem ao professor Fernando José de Nóbrega.
Assessoria do Vereador Natalini
Mesa da Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.
Assessoria do Vereador Natalini
Os presentes à homenagem posam para foto.