Homenagem ao Dr. Samuel Schvartsman

No último dia 4 de novembro, o Instituto da Criança do HCFMUSP e o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP reuniram-se para celebrar a carreira do Prof. Dr. Samuel Schvartsman, professor aposentado destas instituições e ex-presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

A destacada carreira do prof. Samuel iniciou-se em 1946, ano em que foi aprovado em 1º lugar na Faculdade de Medicina da USP. Trabalhou durante muitos anos no Pronto Socorro de Pediatria do Hospital das Clínicas, período em que percebeu a necessidade do estabelecimento de protocolos e diretrizes para o atendimento do paciente intoxicado que procurava aquela unidade. Contribuiu decisivamente para o desenvolvimento de uma nova área de atuação, a toxicologia clínica, que culminou com a criação em 1971 do primeiro Centro de Controle de Intoxicações do país, vinculado à prefeitura da cidade de São Paulo e que funcionou inicialmente no Hospital Infantil Menino Jesus.

Sua carreira acadêmica foi ampla e abrangente. Junto ao Departamento de Pediatria da FMUSP, foi professor livre-docente associado, coordenador do Programa de Pós Graduação, chefe do Pronto Socorro e diretor da Área de Emergência. Sua atuação em toxicologia o levou a ter destacada ação em farmacologia pediátrica e foi durante muitos anos presidente da Comissão de Farmácia do Hospital das Clínicas.

Orientou dezenas de alunos em mestrado e doutorado e escreveu inúmeros e importantes livros médicos, entre os quais se destacam Intoxicações Agudas (4 edições) e Pronto Socorro de Pediatria (2 edições). Contribuiu ainda com centenas de capítulos de livros e aulas em cursos e congressos e dezenas de publicações em revistas médicas nacionais e internacionais.

Fundou, organizou e coordenou os Departamentos de Pediatria de duas importantes faculdades de medicina de São Paulo, a Faculdade de Medicina de Santo Amaro e a Faculdade de Medicina de Marília.

Teve importante participação em sociedades médicas tendo sido fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia e da Associação Latino Americana de Toxicologia. Sempre trabalhou nas sociedades de pediatria, em particular na Sociedade de Pediatria de São Paulo, da qual foi presidente entre 1984 e 1985 e na Sociedade Brasileira de Pediatria, militando durante longo período no Comitê e depois Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente. É membro titular da Academia Brasileira de Pediatria.

Médico, pediatra, pesquisador, professor e humanista, teve inúmeros discípulos, participou do desenvolvimento da carreira de muitos colegas que, juntamente com os professores de pediatria da FMUSP e todos os colegas do Instituto da Criança, lotaram seu anfiteatro para uma cerimônia simples, calorosa e emocionante.

Claudio Schvartsman

Texto divulgado em 26/11/2009.

 

Lúcia Fontes

Público presente à homenagem.
 

Lúcia Fontes

O professor Samuel Schvartsman recebe quadro pintado pelas crianças do Instituto da Criança.
 

Lúcia Fontes

Professor Samuel Schvartsman fala à platéia e tem ao seu lado seu filho, Claudio Schvartsman.
 

Lúcia Fontes

Os presentes aplaudem de pé o professor Samuel Schvartsman.
 

Lúcia Fontes

Claudio Schvartsman fala sobre seu pai na homenagem.
 

Lúcia Fontes

Da esquerda para a direita: Claudio Schvartsman, o professor Samuel Schvartsman, seu neto, Guilherme Schvartsman e José Hugo de Lins Pessoa, presidente da SPSP.