“Eu sou tão grande para mim quanto você é grande para você!”

“Eu sou tão grande para mim quanto você é grande para você!”

Em comemoração ao Dia dos Filhos queremos abordar um tema de relevância fundamental para o desenvolvimento dos mesmos – a autoestima.

I met a little elfin once/ Down where the lilies blow/ I asked him why he was so short/ and why he did not Grow/ With his eyes he looked me thru and thru then said/ “I’m just as big form me as you are big for you”!(John Kendrick Bangs – Golden Book of Verse. Escritor americano (1862-1922).

Numa tradução livre: “Eu conheci um pequeno elfo uma vez/ Por baixo de onde os lírios sopram/ Perguntei por que ele era tão baixo/ e porque ele não cresceu/ Com seus olhos, ele me olhou profundamente, em seguida, disse/”Eu sou tão grande para mim quanto você é grande para você”!”

 Creio que este poema resume o que é autoestima e retrata a sua importância para o desenvolvimento de qualquer pessoa. Como sempre, os poetas, com economia de palavras, dizem mais do que os outros só conseguem dizer com muito discurso, como o descrito abaixo:

A autoestima é um aspecto fundamental da saúde mental e emocional de um indivíduo. Ela se refere à avaliação subjetiva e emocional que uma pessoa faz de si mesma, influenciando sua percepção de autovalor, autoconfiança e autossuficiência. A importância da autoestima é imensa, pois desempenha um papel crucial em vários aspectos da vida de uma pessoa, incluindo relacionamentos, desempenho acadêmico e profissional, bem-estar psicológico e tomada de decisões.

A autoestima é especialmente significativa durante o desenvolvimento da criança. Durante os primeiros anos de vida, as crianças formam sua identidade e constroem a base para sua autoimagem e autovalor à medida que percebem a si mesmas e o mundo ao seu redor.

Uma autoestima positiva permite que as crianças desenvolvam um autoconceito saudável. Isso significa que elas têm uma compreensão realista de suas próprias habilidades, interesses e características, facilitando suas próprias tomadas de decisões.

Crianças com autoestima elevada têm mais probabilidade de explorar o mundo ao seu redor de maneira confiante. Elas não têm tanto medo de cometer erros, pois veem os erros como oportunidades de aprendizado. Isso é crucial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança.

A autoestima está diretamente relacionada às habilidades sociais da criança. Uma criança que se sente bem consigo mesma é mais propensa a se envolver em interações sociais saudáveis, expressar suas opiniões de forma assertiva e desenvolver amizades positivas.  Quando uma criança se sente capaz e valorizada, ela é mais propensa a se dedicar aos estudos, buscar desafios e ter confiança para enfrentar situações de aprendizado.  A autoestima positiva atua como uma fonte interna de motivação.

Uma autoestima sólida atua como um amortecedor emocional. Crianças com boa autoestima estão mais preparadas para lidar com rejeição, críticas construtivas e fracassos. Elas têm maior capacidade de se recuperar emocionalmente e seguir em frente.

A autoestima também envolve aprender a aceitar as próprias imperfeições. Crianças que cultivam a autoaceitação desde cedo têm menos probabilidade de desenvolver padrões rígidos de perfeccionismo e autocrítica prejudicial.

Uma autoestima positiva encoraja a criatividade e a expressão individual. As crianças se sentem mais à vontade para mostrar quem são, o que leva ao desenvolvimento de habilidades artísticas, linguísticas e criativas.

 

Relator:
Fernando MF Oliveira
Coordenador do Blog Pediatra Orienta da SPSP