Eu Me Protejo: projeto ajuda a prevenir a violência contra crianças

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 24/09/2020
 
 
Eu Me Protejo é um projeto criado para que as crianças aprendam que seus corpos são seus e devem ser respeitados. Ensina a reconhecer e se proteger de abusos, ensina a contar a um adulto em quem confiem se algo acontecer e ensina a respeitar os corpos dos outros e não recorrer a nenhuma forma de violência.

O projeto, independente e sem patrocínio, surgiu da união de vários profissionais de diversas áreas – educação, comunicação, psicologia, direito, medicina, ativistas de direitos – com o objetivo principal de elaborar material acessível e gratuito para ajudar a prevenir a violência contra crianças.

A cartilha Eu Me Protejo está disponível para download no site do projeto – o material é ilustrado e foi criado com linguagem simples, para ser lida com a família, educadores ou protetores. Existem versões em português, Libras, inglês e espanhol, além de videolivros em português e em Libras. O site também oferece informações, dicas, músicas, poemas, teatro de fantoches em vídeo e outros recursos que ajudarão na conversa com as crianças sobre o corpo, cuidados, quem pode ajudar e como se proteger.

Acesse: www.eumeprotejo.com.