Errata – Livro Emergências Pediátricas – 2ª Edição – página 409

CAPÍTULO 35 – PG 409

Informamos correção no livro “EMERGÊNCIAS PEDIÁTRICAS – 2ª EDIÇÃO – REVISADA E AMPLIADA” da Série Atualizações Pediátricas da SPSP:

– Capítulo 35, pg 409: onde se lê a dose do Fentanil para analgesia e sedação recomendada em miligramas (1 a 3mg/Kg) – O CORRETO É: microgramas/Kg.

 

ANALGÉSICOS E SEDATIVOS
OPIOIDES

1. Morfina
Opioide puro, potente analgésico também com efeito sedativo. Pode ser usado por via subcutânea (SC), IM ou IV, na dose de 0,1 a 0,2mg/kg.
Efeitos colaterais incluem hipotensão, vômitos, diminuição da pressão intracraniana, constipação intestinal e retenção urinária.

2. Meperidina
Opioide sintético menos potente e de duração mais curta em relação à morfina; seu metabólito normeperidina pode causar convulsões.
Pode ser administrada IV ou IM, porém a absorção pode ser errática nessa última via. A dose é de 1 a 2mg/kg.
Os efeitos colaterais são semelhantes aos da morfina.

3. Fentanil
Droga sintética, quase 100 vezes mais potente que a morfina. A dose varia de 1 a 3 microgramas/kg para administração IV lenta, já que a infusão rápida está associada ao aparecimento de rigidez de caixa torácica e laringo-espasmo.
Diferente dos outros opioides, raramente causa hipotensão.
Outros opioides sintéticos são o Alfentanil e o Sulfentanil, esse último com a possibilidade de administração intranasal.

Naloxone é a droga antagonista dos opioides, usado na dose de 0,1mg/kg, IM ou IV.

Texto divulgado em 15/08/2013.