Educação Infantil é o termo usado em nosso tempo para a educação formal realizada antes do período escolar clássico, que começava aos 7 anos, no primeiro ano do ensino fundamental.
No Brasil, a educação infantil iniciou com as chamadas pré-escolas. Depois foram acrescentadas várias etapas, chamadas de jardim da infância, maternal e berçário. A partir da inserção das mulheres no mercado de trabalho, de modo mais frequente a partir das décadas de 70 e 80 do século passado, houve uma necessidade social nova, de encontrar locais onde as crianças pudessem ser cuidadas.
A preocupação inicial era mais focada no cuidado alimentar e de higiene. Com o passar do tempo e o desenvolvimento de diversos estudos científicos, especialmente em pré-escolas e jardins da infância, começa-se a olhar para esta época com “outro olhar”.
A educação infantil deve ser sempre intencional em seu processo educacional, com metas adequadas e suporte pedagógico, apresentação lúdica, que incentive as interações sociais e o desenvolvimento das habilidades motoras, sensórias e cognitivas das crianças. Deve ser inclusiva, democrática, com a construção sendo feita por toda a comunidade escolar. Deve ainda ter um olhar pautado nas necessidades reais das crianças e de suas famílias.
Portanto, a educação infantil não é feita de depósitos onde crianças são alimentadas e cuidadas, mas sim uma verdadeira extensão do mundo, com estimulação para o desenvolvimento global da criança.
Infelizmente, há um enorme déficit de vagas em nosso país, além da ausência de uma política pública de valorização dos profissionais e de capacitação pedagógica.
Por estas razões, faz-se necessário que pediatras e equipe de saúde, professores e equipes escolares, pais e comunidade se aproximem, mantenham um canal de discussão aberto para temas relevantes e busquem soluções para problemas que possam impedir que se atinja o melhor potencial pedagógico das crianças.
Relator:
Fausto Flor Carvalho
Presidente do Departamento Científico de Saúde Escolar da Sociedade de Pediatria de São Paulo
Coordenador do Blog Pediatra Orienta da SPSP