- Estabelecer rotinas desde os primeiros meses de idade.
- Estruturar de modo firme o horário para ir para a cama e para acordar pela manhã.
- Evitar atividades físicas vigorosas antes do horário de dormir.
- Manter um período de intercambio afetivo, como conversar, ler livro, contar histórias antes de dormir. Se a criança quiser, pode ler um livro ou revista na cama sem a presença dos pais.
- Colocar a criança na cama acordada; não se recomenda colocar a criança na cama já adormecida.
- Uma vez colocada na cama, despedir-se rapidamente da criança, com normalidade.
- Pode-se deixar algum objeto na cama da criança, como, por exemplo, uma boneca ou ursinho, para permitir vínculo para dormir novamente se a criança acordar de noite.
- Não atender rapidamente diante de qualquer ruído ou movimento que a criança faça durante a noite. Se necessário atender a criança, evitar acender a luz e evitar retirar a criança da cama.
- Manter o quarto de dormir em condição agradável: ambiente calmo, sem ruídos, temperatura amena, pouca luminosidade.
- A criança não deve dormir com fome, é permitido um lanche ou leite antes de deitar; no entanto, deve-se evitar a ingestão excessiva de líquidos que pode distender a bexiga e atrapalhar o sono, assim como não se deve dar alimentos pesados próximo do horário de dormir. Não se deve dar alimentação ou líquidos durante a madrugada após os seis meses de idade.
- Não se recomenda que a criança durma na mesma cama dos pais. A criança deve dormir em sua própria cama e quarto. Se não for possível um quarto para a criança, estabelecer uma divisória com a cama dos pais.
- Evitar TV e equipamentos de vídeo-game no quarto da criança.
Departamento de Medicina do Sono da Criança e do Adolescente da SPSP – gestão 2007-2009.
Texto atualizado em 9/01/2008.